domingo, 26 de fevereiro de 2017

NOVA RUSSAS PROMOVE O MELHOR CARNAVAL DOS INHAMUNS E PUXA UMA MULTIDÃO DE APROXIMADAMENTE 15 MIL FOLIÕES ATRÁS DO TRIO...

Nova Russas reuniu neste sábado uma multidão de mais de 15 mil foliões atrás do trio, que foi puxado com empolgação por Forró Real.  Reuniu foliões de toda a região, para confirmar Nova Russas como principal destino carnavalesco da região dos Inhamuns.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

EMENDA DO DEPUTADO MOSES RODRIGUES AJUDA COMPRAR CARROS PARA A PREFEITURA DE NOVA RUSSAS

Fonte: Instagran
Chegou em Nova Russas hoje uma frota de carros que servirão ao município em diversas áreas, de origem de emenda parlamentar do Deputado Federal Moses Rodrigues, que reforça seu compromisso com a população Novarussense em ajudar e ser grato pelo apoio e confiança nele depositado. 

A SOLUÇÃO ENCONTRADA PARA O SAAE DE NOVA RUSSAS FOI AUMENTAR A TARIFA???

Fonte: Facebook
O SAAE de Nova Russas é o grande elefante branco da gestão, teve receita anual superior a 1,6 Milhões de Reais ano passado, mas tem um gerenciamento comprometido pela politicagem que insiste em interferir no gerenciamento do órgão. Gostaria de saber pra que serve as assessorias caras que o SAAE de Nova Russas tem pago nos últimos anos? Como justificar a autarquia está no atoleiro que se encontra, além do que a solução encontrada é a de transferir para a população a incapacidade de gerenciar.
Fonte; TCM
Entendo que há defasagem de depreciação de insumos e elevação no preço dos serviços correlatos ao SAAE, todavia o que questiono aqui não é o fato do aumento, mas sim o percentual aumentado. Um aumento acima de 90% na tarifa mínima de quem consome somente até 5 m³ ao mês, pois a tarifa sobe de R$ 8,19 para R$ 15,50 conforme tabela abaixo. A inflação acumulada de 2011 pra cá não chega nem perto do reajuste aprovado ontem pela Câmara de Nova Russas.
Já o comercio teve tratamento diferenciado, o que atinge mortalmente o Princípio da Isonomia, sendo que a tarifa aumentou de algo em torno de 28,00 para 35,00, ou seja um percentual que beira os 30%, que fica dentro dos parâmetros da inflação acumulada. O que fica claro constatar é que a maior carga ficou para a grande fatia da população, enquanto os que tem melhor condição foram poucos onerados.
Por se tratar de uma relação de consumo, que é elencada inclusive pelo Art 22 do Código de Defesa do Consumidor, acho pertinente o Ministério Público de Nova Russas tomar providências cabíveis em coibir e anular judicialmente tal aumento que é ofensivo a grande maioria da população. Recomendo que o mesmo seja revisto e readequado aos parâmetros da inflação acumulada no período.





CURTAS...

... As sessões da Câmara de Nova Russas continuam cerceadas para os internautas... Seria uma ordem institucional??? Agora como perguntar não ofende: Qual a utilidade de se pagar para filmar e não divulgar???

... Mudança de partido político de Vereador sem anuência, pode dar perda de mandato por infidelidade... E quem assume é o primeiro suplente do Partido, e não da coligação...

... No velho e conhecido jogo de auto valorização por mais espaço e prestígio no poder, à beira da piscina sai muitas conversas, inclusive com relatos esmiuçados de planos. O perigo que tem nisso são os ouvidos das paredes...

... Licitação para contratação de serviços advocatícios... Pra que mesmo??? O município num já tem Procuradoria pra isso... Além do que a população não sabe ainda por que a mesma foi cancelada...

... Dos três mosqueteiros que defendiam cegamente a gestão passada na Câmara, parece que um se salvou... Visto que Portaria publicada essa semana agracia conjugue... Vixe... E pode??? 

... E por falar em Portaria, a festa tá grande... Enquanto a passada priorizava o varejo dos terceirizados, a nova está prefere o atacado dos caciques...

... E é cacique demais... É muito cacique pra pouco índio... Todavia muitos postos permaneceram da gestão passada... Inclusive soube de um birô que tem implantado em pleno paço para cuidar dos interesses da gestão passada... Como é isso???

... Fio de navalha... É por onde tem caminhado certo gestor(a) de pasta... É bom assumir de fato e ver o que estão fazendo e atendendo nas costas da gestão...

... Só pra colaborar, é bom ver e rever os decretos que o Prefeito vem assinando... Aditivar contratos da gestão anterior, só de serviços contínuos... 

... E pra finalizar, o imoral aumento da tarifa da água em Nova Russas pode render mais do que um simples debate de sessão... Vamos aguardar...

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

OS DESDOBRAMENTOS DE UMA DECISÃO...

O dito popular nos deixa claro que toda decisão é seguida por consequências, e desta feita, a decisão do STF em jurisprudenciar indenização a presos submetidos a situações degradantes, certamente trará muitos desdobramentos, e muitas questões para nosso judiciário Brasil afora. Nosso sistema carcerário por si, é degradante. Não reúne mínimas condições para ressocializar ninguém, não oferece condições mínimas de dignidade, e é visto como mero depósito de presos, ou mesmo de controle de criminalidade.
O fato é que se formos levar o Princípio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana, expresso no Artigo 1º, Inciso III, da Constituição Federal, certamente abriremos precedentes pra responsabilizar o ESTADO pelas condições degradantes em que ele bota o paciente que agoniza nas filas dos hospitais, o aluno que não tem acesso a escola e tem seu futuro castrado, o sem teto que vive numa fila de espera interminável... Enfim, o cidadão que paga seus impostos, que vive na linha da Lei, e vive em situação degradante graças a omissão do ESTADO, certamente terá sei direito a reparação garantido.
É salutar discutir o sistema prisional, mas dentro da coerência lógica das prioridades que é necessário que o ESTADO faça. Precisamos diminuir a criminalidade e garantir dignidade aos cidadãos e aos que erraram, todavia equacionar isso é o grande desafio da gestão. Entendo que o assunto precisa ser abordado de forma mais séria pelo Congresso Nacional, pois cabe a eles legislares, e não vivermos pautados de jurisprudências que são nada mais do que formas frustradas do Judiciário legislar.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

A 13ª CADEIRA AINDA É UM DILEMA NA CÂMARA DE NOVA RUSSAS...

Ontem mais um capitulo da morosa novela que envolve a 13ª cadeira da Câmara Municipal de Nova Russas... O então candidato diplomado José Roberto Alves da Costa fora emposado pela mesa diretora, sendo que o mesmo encontra-se sob custódia preventiva do Estado. Devidamente autorizado para tomar posse, o agora Vereador não só tomou posse, como também discursou na tribuna da mesma.
Notório o silêncio dos pares que compõe a Câmara de Nova Russas de Novembro pra cá, a prisão do Vereador causou votos de silêncio da Câmara, o que outrora por motivo semelhante não acontecera. Todavia, o Vereador agora emposado, goza das prerrogativas constitucionais da Presunção de Inocência, visto que o mesmo não tem sobre ele decisão transitada em julgado. 
O segundo Vereador a tomar posse na mesma cadeira em menos de dois meses, alimenta a imprensa local, e cria um clima de instabilidade política no município. O eleito de fato, tenta no último grau de da jurisdição eleitoral recurso que habilita ainda sua elegibilidade, e que já tem decisão liminar favorável, todavia tem na demora do TSE sua tutela prejudicada. Esta certamente é uma novela que irá ter vários capítulos ainda para ter desfecho, e sem sombra de dúvidas esse impasse prejudica de certa forma a governabilidade e representatividade do mandato.  

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

NA GESTÃO PÚBLICA, O QUE CONFLITA SÃO AS IDÉIAS OU OS INTERESSES?

Gerenciar a coisa pública é algo difícil por natureza, pois sua transitoriedade não permite uma colheita a longo prazo. É preciso ter sincronia de feitos com conflitos de pensamentos. Agradar nem sempre deve ser o principal fim. Todavia, as idéias vivem mesmo em conflitos, sinergizarem para o propósito comum que é o bem coletivo.
Porém é bastante comum nas gestões a disputa por espaço se utilizando do velho vale tudo, de práticas apartadas de vez da ética e fim coletivo. Nesse contexto, o interesse privado do indivíduo político sufoca as idéias, e submerge diante dos que se acham donos do voto ou de outro meio escuso de interesse da gestão para se perpetuar no poder.
Cancerígena, a gestão que concentra forças no loteamento da coisa pública em meio a interesses de minorias com complexo de maioria, certamente está fadada ao ostracismo das urnas. Mais cedo ou mais tarde, certamente as urnas falarão novamente, e dará respostas a altura dos que em algum momento se acharam donos do que de fato é do povo. O interesse da maioria deve sempre prevalecer diante da disputa mesquinha de espaços dentro de uma conquista estrumada por subterfúgios e meios escusos. O processo democrático é alternante e se reinventa impulsionado pelo vento de práticas pregressas. Desprovido de conhecimento popular é o gestor que ancora suas ações na chantagem barata de células cancerígenas, de seres bizarros, que extraem o que impedem que feitos sejam feitos, e que o progresso chegue. 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

HERBERT LOBO É NOMEADO NOVO SUPERINTENDENTE DO IBAMA

Fonte: facebook
Saiu nomeação para cargo federal no Ceará, no Diário Oficial da União que circula nesta quinta-feira. Foi para a superintendência estadual do Ibama.
O administrador Herbert Lobo, pós-graduado na área, ocupará a chefia do órgão, dentro da fatia do PMDB na distribuição dos cargos federais no Estado.
Herbert Lobo foi uma indicação do deputado federal Moses Rodrigues, com aval do presidente do Senado, Eunício Oliveira.
Fonte: Diário Oficial da União

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

A NOVA GESTÃO DE NOVA RUSSAS...

Me perguntaram outro dia desses o que estava achando dos nomes escolhidos para o primeiro escalão de Nova Russas... E vou dizer o mesmo que respondi aos que me indagaram... Os nomes não tem tanta importância, quanto o trabalho que eles venham a desempenhar. Penso que o mais importante são os resultados, e que certamente o momento necessite de uma grande integração em prol do desenvolvimento de Nova Russas.
A gestão rompe os 30 primeiros dias com uma carga de pressão grande, o conflito de idéias deu lugar ao conflito de interesses, e desta forma o comportamento de uma classe política que se agride por espaço e não por vontade em ajudar, contabilizamos inúmeros incêndios que impede a boa desenvoltura gerencial nesse início. O comportamento grego nesse início de mandato resume bem o que é dirigir Nova Russas. 
Administrar conflitos, ao invés de administrar progressos... Olhar para os problemas ao invés de olhar para as soluções... Nova Russas caminha a passos lentos, devido ao engessamento que foi colocada pela gestão passada, mas se dirige para dificuldades de relacionamentos internos que certamente criam células cancerígenas intra governo. É preciso se desatrelar do interesse privado e vislumbrar o interesse público, afinal quem dá maioria é a coletividade. 
Penso que Nova Russas não tem interesse em conflitos de cunho pessoais de integrantes da base, e que deve ser resolvido na calçada pra fora da gestão. É preciso equilíbrio e discernimento para que impasses antigos não atinjam de morte um governo que tem boa intenção em começar tudo de novo. Precisamos ter antes de tudo, responsabilidade com o bem público, colocar nossas vontades em segundo plano e buscar melhorar as condições de vida da população. Obras, feitos, gerenciamento eficaz, é o que esperamos dessa nova gestão de Nova Russas...

CHARGE DO DIA...


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

LIMINAR DE CHIQUINHO DIOGO É PUBLICADA E PODERÁ MUDAR FORMAÇÃO DA CÂMARA DE NOVA RUSSAS

A referida liminar concedida em 19 de Dezembro do ano passado, fora publicada somente hoje, concedendo ao então candidato Chiquinho Diogo a condição de elegibilidade admitindo apto o seu registro de candidatura. Com isso, a referida publicação segue para a Zona Eleitoral, que comunicará ao Legislativo local que o Vereador eleito pela maioria de votos está apto a tomar posse.
Segue publicação do DIÁRIO DE JUSTIÇA ELETRÔNICA:

Como pré requisito de validade de decisão judicial, a publicação torna válida a decisão liminar do Ministro Napoleão Nunes Maia do TSE e condiciona o Vereador Chiquinho Diogo a tomar posse.

Fonte; Diário de Justiça Eletrônico do TSE, PÁGINAS 245,246 e 247.

LIMPEZA PÚBLICA DE NOVA RUSSA VAI SER LICITADA...


POR QUE AS SESSÕES DA CÂMARA NÃO ESTÃO SENDO TRANSMITIDAS???

Assim como muitas outras coisas que acontecem nas barbas da nova Câmara, o fato das sessões do parlamento Novarussense NÃO está sendo transmitida, porém filmada, é no mínimo incomum. Pois na última legislatura, tornou-se cultural as transmissões da sessões via internet, o que certamente encurta o abismo entre o parlamento e o povo.
É extremamente importante a transmissão ao vivo das sessões legislativas de Nova Russas, visto que atende a o Princípio da Publicidade dos atos públicos, e que certamente aproxima mais ainda os representantes dos representados. Segundo apuramos, as transmissões ainda não estariam autorizadas pela Presidente da casa, que teria que dar o aval para publicação das filmagens na internet.
Acredito que a Vereadora e Presidente da Câmara de Nova Russas, na qualidade de uma vocacionada política e experimentada no cargo, tenha a sensibilidade para desta feita autorizar a publicidades da sessões legislativas deste mandato, e que certamente dará muito mais credibilidade e apreço por questões politica de nossas Nova Russas. 


CHARGE DO DIA...


13ª CADEIRA É FINALMENTE OCUPADA...

Fonte: Facebook
Em meio a dois discídios jurídicos de impedimento do mandato, o então candidato diplomado Reginaldo Silva, apto na essência do que rege o ordenamento, toma posse como Vereador em Nova Russas. É salutar frisar que a condição jurídica é provisória, todavia nos recorremos a condição moral para assumir a representatividade pública.
Por um lado, um com medida cautelar penal, e por outro um com restrições de elegibilidade de cunho administrativo/gerencial. Ambos estão parados na peneira do judiciário, cada um por suas específicas razões. Todavia reitero que voltando os olhos pro que interessa, que é a boa e eficiente gestão pública, o impedimento por má conduta pregressa, certamente é mais nocivo ao que se propõe o mandato.
Fato é que o Professor Reginaldo Silva, de origem humilde e que apoiou toda sua trajetória de vida em educar e ser educado, certamente agregará valores importantes para a legislatura. Independe de alinhamentos ideológicos, entendo que o mandato deve ser composto por espíritos propositivos e que vislumbrem sempre o interesse coletivo.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

É FEVEREIRO...

Fevereiro é o segundo mês do ano, pelo calendário gregoriano. Tem a duração de 28 dias, a não ser em anos bissextos, em que é adicionado um dia a este mês. O nome se referia a um rito de purificação, que em latim se chamava februa. Logo, Februarius era o mês de realizar essa cerimônia realizada pelos romanos, sacrificando animais em homenagem aos deuses do panteão.