terça-feira, 31 de maio de 2016

DEU COM OS BURRO N'ÁGUA???

O caráter perseguidor de um homem público é algo que deve ser abolido da conduta do mandatário, haja vista que o mesmo foi eleito para lutar e propor benefícios para o povo, e entendo que faz parte o mesmo ter ações de caráter cobrativo e fiscalizador, todavia a seu tempo, sem externar de forma clara a real intenção das ações. 
Hoje esteve no Tribunal de Contas dos Municípios o Presidente da Câmara de Nova Russas, e se sabe que uma das pautas da visita teria sido de tentar "agilizar" o julgamento e pedir o envio das referidas contas dos Ex-Prefeitos Marcos Alberto e Paulo Evangelista, no exercício de 2010 e 2011, e ao que parece não teve nenhum sucesso. Ora, vejamos, mas esse trâmite de enviar as contas com seus respectivos pareceres para os Vereadores julgarem, não é de iniciativa do próprio Tribunal??? Pra que se gastar diárias, pagas pelo povo de Nova Russas, vindo "tentar" agilizar a ida de contas pregressas, se o atual Prefeito faz verdadeira atrocidades administrativas e gerenciais no presente e não se faz nada???
As referidas contas, de ambos os Prefeitos, tanto Marcos Alberto quanto Paulo Evangelista, tem parecer prévios indicando que os nobres vereadores as aprovem, como seguem abaixo:

CONTAS 2010 - PREFEITO: MARCOS ALBERTO



 CONTAS 2011 - PREFEITO: MARCOS ALBERTO / PAULO EVANGELISTA

Agora seria razoável que a Câmara de Nova Russas adotasse uma postura mais cobrativa e fiscalizadora com a atual gestão.


É O NOVO - PREFEITO DE NOVA RUSSAS DESCUMPRE A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL???

Ora Senhores(as) leitores(as), a matéria publicada hoje no Jornal Diário do Nordeste (AQUI), sobre 68 Prefeitos Cearenses que podem perder o mandato, inclusive o de Nova Russas, é uma verdadeira piada. Já tem mais de um milheiro de dias que falo aqui que a gestão pública de Nova Russas ignora a Lei de Responsabilidade Fiscal(Lei Complementar 101/2000), que desrespeita todos os parâmetros aceitáveis de comprometimento do município, e o Prefeito faz pouco caso do que o TCM orienta fazer.
O comprometimento e a insolvência das contas públicas de Nova Russas não é fato novo, a tempos alerto aqui neste blog para que os responsáveis tome iniciativas para viabilizar o município. É irritantemente repetitivo essa questão do comprometimento do município de Nova Russas com os gastos com folha de pagamento. Foram várias matérias publicadas aqui sobre a irresponsabilidade gerencial dessa gestão, e o que foi feito??? Que medida foi tomada, além de denuncias que viraram TCEs no TCM??? Onde está os Vereadores de Nova Russas, que é um poder constituído, com eletividade de um mandato??? Os Vereadores de Nova Russas, com exceções, não precisam esperar no Ministério Público, e nem muito menos no Poder Judiciário para abrir um procedimento apuratório e proceder um julgamento dos fatos relatados na imprensa em geral. Todavia a representatividade parlamentar de Nova Russas, preferiu a inércia e ficar assistindo o denuncismo sem nada fazer. FALTA AÇÃO...
As contas públicas de Nova Russas tem um índice superior a 63% de comprometimento de toda a Receita do Município com gastos com pessoal, ao mesmo tempo que a mesma gasta estratosfericamente com contratação de terceirizados, um dinheiro que devia servir para equipar melhor a saúde pública, melhorar nossas vias, dar uma melhor condição para a educação de base que é a responsabilidade do município. Lamentavelmente Nova Russas está longe de sair desse estado de estagnação, pois assistimos um meio político cada vez mais viciado em pensar com a própria barriga. 

Segue abaixo lista de municípios que desobedece a Lei 101/2000, vulgo Lei de Responsabilidade Fiscal:
Fonte: Diário do Nordeste

CHARGE DO DIA...


segunda-feira, 30 de maio de 2016

PT TERÁ CANDIDATURA PRÓPRIA EM FORTALEZA...

Por aclamação,Luizianne Lins será a candidata do PT à Prefeitura de Fortaleza. Apenas o nome da deputada federal foi apresentado para disputar a candidatura pelo partido. O anúncio foi feito na tarde deste sábado, 28, no encontro municipal da sigla, que contou com a participação do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e teve a ausência do governador do Ceará, Camilo Santana.
"O PT tem candidata, e essa candidata é a Luizianne", disse o deputado estadual Elmano de Freitas.

Luizianne teve ampla maioria dos votos. Também foram registradas abstenções. O resultado a favor da ex-prefeita já era esperado, apesar de correntes ligadas ao governador Camilo Santana terem defendido outros nomes ou não ter candidato próprio.

No início do encontro, o presidente nacional do PT já havia demonstrado apoio a Luizianne. "Assim como eu participei da campanha do Elmano em 2012, também pretendo participar da campanha da Luizianne se ela for escolhida candidata", comentou Rui Falcão.

STF ACABA COM PROCESSOS OCULTOS...

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, decidiu pôr fim aos chamados processos ocultos que tramitavam na Corte, muitos deles envolvendo autoridades. Diferentemente dos processos em segredo de Justiça - que podem ser localizados, mas sem informar detalhes, como os nomes dos envolvidos e as decisões já tomadas - , os processos ocultos sequer apareciam nos mecanismos de busca do STF. Lewandowski destacou que a medida atende aos princípios constitucionais da publicidade, do direito à informação da transparência, e obedece aos tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.
 
Esses processos serão reclassificados e no sistema do STF aparecerão os nomes ou ao menos as iniciais dos investigados - nos casos em que o seu conteúdo ainda seja considerado sigiloso. Pela resolução, assinada por Lewandowski na noite de quarta-feira e divulgada ontem, transparência se estende também aos processo novos, e não apenas àqueles já em curso.
 
Segundo fontes, além da pressão de algumas entidades e de ministros para garantir maior transparência, havia também um incômodo de Lewandowski com o fato de este tipo de processos que não estava devidamente disciplinado. presidente do STF entendia que a falta de regulamentação poderia levar a questionamentos até gerar nulidade nos processos. O tribunal não tinha controle sobre o próprio acervo, e os processos ocultos ficavam à cargo de cada gabinete. Enquanto a parte envolvida não fosse intimada oficialmente, poderia nem mesmo saber que era alvo de investigação.

PMDB REALIZOU CONVENÇÃO MUNICIPAL EM SANTA QUITÉRIA...

O senador Eunício Oliveira participou na manhã deste sábado, 28, da Convenção Municipal do PMDB em Santa Quitéria, que elegeu como presidente do partido na cidade o ex-prefeito Tomás Figueiredo. O evento também foi uma oportunidade para Eunício conhecer as dificuldades enfrentadas pela região. As principais queixas foram para as áreas de saúde, educação, segurança pública, geração de emprego e renda e recursos hídricos.
A primeira reivindicação apresentada foi a construção do açude Poço Comprido, uma das lutas da população e obra há tempos esperada. Para o senador, essa é uma solicitação justa e que merece atenção. De acordo com ele, com a revitalização do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), agora no governo interino do presidente Michel Temer, essas iniciativas deverão ser agilizadas. “Não tenho dúvida, que até o final desse ano, o presidente Michel temer estará inaugurando a famosa, esperada e sofrida transposição do São Francisco”, destacou.
Eunício lembrou que há oito anos ele garantiu recursos para a construção do açude Lago de Fronteiras, mas até agora ele não saiu do papel. Por isso, acredita ser extremamente importante que o Dnocs seja revitalizado e passe a trabalhar plenamente. “O Dnocs tem mais de 100 anos. E o que esse órgão faz hoje? Absolutamente nada. Tudo foi terceirizado por esse Governo do Estado incompetente, irresponsável, tíbio, fraco e frágil, que tudo fez para ganhar as eleições”, pontuou.
O senador ainda ponderou que Santa Quitéria não é a única cidade cearense a reclamar falta de atenção em áreas essenciais como saúde, educação e segurança pública. O senador lamentou a crise vivida hoje no sistema carcerário do Estado, além das unidades hospitalares que foram entregues ao povo, mas que não estão funcionando, como a de Quixeramobim e Acaraú.
Enquanto isso, no Senado, Eunício observou que vem trabalhando para ajudar a alavancar o Ceará, lembrando que ele ajudou a aprovar a Medida Provisória 707, que abre novo prazo para a renegociação das dívidas agrícolas e também R$1 bilhão para o recapeamento, infraestrutura e reabertura de novas estradas. “Para que o Ceará não fique nessa paralisia que vemos hoje”, completou.
Eunício agradeceu a presença de todos que participaram da Convenção em Santa Quitéria, afirmando que tem disposição para andar os 184 municípios do Ceará para debater, junto com a população, as principais reivindicações e encontrar soluções para ver o Ceará voltar novamente a crescer. “O PMDB sabe o que quer e sabe o que vai fazer para melhorar a qualidade de vida da população do Ceará”, finalizou.
Tomás Figueredo, nome defendido para ser o candidato do partido à Prefeitura de Santa Quitéria, agradeceu a participação do senador Eunício e destacou que o PMDB do Ceará está unido em todo o Estado para encontrar melhorias para a educação, saúde, segurança e para a geração de emprego e renda.

Também estiveram presentes ao evento o deputado estadual Danniel Oliveira (PMDB), o ex-deputado Tomás Figueiredo Filho, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da Região.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

VEJA COMO ERA TRATADO O ESTUPRO EM 1833...


SAAE DE NOVA RUSSAS TEM RECEITA DE QUASE 700 MIL EM MENOS DE CINCO MESES DE 2016...


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Nova Russas teve receita de R$ 686.710,24 (SEISCENTOS E OITENTA E SEIS MIL, SETECENTOS E DEZ REAIS E VINTE E QUATRO CENTAVOS) do dia 01 de Janeiro a 27 de Maio do corrente ano, segundo o Portal da Transparência que é por força de Lei alimentado diariamente. A receita por si só se bem gerenciada, deveria ter a autarquia saneada e com caixa positivo.
Lamentavelmente o SAAE de Nova Russas é um dos elefantes brancos da gestão, que pendura nele alem do empreguismo de cabide, despesas alheias ao interesse da autarquia. O SAAE deve ser gerenciada para sua independência financeira, e não tratada como uma extensão do Gabinete do Prefeito. 

Segue a baixo o link do Portal da Transparência que narra as receitas:

CURTAS...

... Julgamentos no TCM pode restringir candidatura de escape... Todavia, existe uma pedra no meio do caminho... É a sabedoria da Lei do Retorno...

... E falando em TCM, lista que o Tribunal de Contas irá enviar para o TRE, restringindo possíveis pré candidatos, terá em Nova Russas algumas dezenas de nomes... Se sabe que quem acha que tá limpo, pode ter errado nas contas e se sujar novamente...

... Políticos de Nova Russas são vistos nesta sexta entrando em determinado escritório no Bairro de Fátima... E para não chamar atenção, deixam o carro em estacionamento próximo, e cruzam romaria de alguns quarteirões a pé... Tudo pelo anonimato...

... Pesquisas de calçada assombra os feitores da mesma, pois os números requer um trabalho redobrado, tendo em vista pelo prisma da rejeição...

... Pego pelo telefone, político pode perder o mandato...

... A migração na preferência de votos já iniciou-se, e pode colocar anônimos no jogo...

... A informação privilegiada é tudo no meio político... Protagonista na disputa desse ano poderá está fora do páreo, e o pior, se ver numa situação de não ter quem indique, pois não trabalhou um campo de possibilidade...

... Quem tem vontade tem a metade... A máxima, funcionará bem pra Nova Russas... Quem tá querendo, a coisa tá difícil, avalie pra quem não tá querendo...

... E pra finalizar, outra máxima: "Gado sem vaqueiro, não tem dono"


MUNICÍPIO DE NOVA RUSSAS ESTÁ COM CADASTRO IRREGULAR E NÃO PODE RECEBER TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS POR MEIO DE CONVÊNIOS...

O engessamento da máquina pública administrativa de Nova Russas chegou ao fundo do poço, e comprovo isso através da certidão abaixo, a qual foi emitida pelo Governo do Estado do Ceará, na Controladoria e Ouvidoria Geral, no Cadastro Geral de Parceiros, onde arguimos a Certidão de Regularidade e Adimplência do Município de Nova Russas. No último dia 20 de Maio deste, o Órgão institucional, forneceu a mesma, que comprova que o Município de Nova Russas está Adimplente, porém com IRREGULARIDADES, mais especificamente na Certidão Negativa de Débitos, relativo a Tributos Federais e a Dívida Ativa da União.
Fonte: Whatsapp
Lamentavelmente o gerenciamento de Nova Russas carrega os destinos do município para a inviabilidade gerencial, para a inercia desenvolvimentista e para a situação de estagnação no tempo que coloca em cheque vidas de uma população castigada por erros individuais de gerentes egoístas e centralizadores, que só pensam em poder, e nada mais. É triste Nova Russas não poder concluir a obra da Urbanização do Rio Curtume, que a quase uma década se arrasta em um canteiro de obra inacabado as vistas no centro de Nova Russas. É indignante pensar em gestão, e engessar o município ao ponto do mesmo não poder concluir uma obra como a do Posto Avançado ao lado do antigo Hospital Sinhá Farias que hoje se resume a entulhos e saudosismo da história de Nova Russas. Uma Creche, em que a população assiste o desmoronamento de todo o dinheiro empregado ali, e que as crianças de Nova Russas a mais de 10 anos esperam para a conclusão. E falando em Creche, por que os alicerces da Creche idealizada pela atual gestão não foram cavados ainda????
Nova Russas vive dias negros do prima gerencial, uma maquina pública engessada sem poder receber recursos externos, que emprega constantemente terceirizados quando temos um comprometimento irresponsável da Receita Corrente Liquida com pagamento de pessoal, que vivencia colapsos e epidemias constantes e que não se comunica como devia com a população, haja vista que ultimamente ha relatos de dificuldades de encontrá-lo dando expediente no Paço Paço Municipal.

CHARGE DO DIA...


NOVA RUSSAS - SINDICATO DOS SERVIDORES SOLICITA AO MINISTÉRIO PÚBLICO AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DO ABANDONO DO SAAE...

Recebi na última quarta feira uma postagem do Presidente do Sindicato dos Servidores do Município de Nova Russas, onde o mesmo enviava um documento solicitando que o Ministério Público local realizasse uma audiência Pública, afim de tratar de assuntos pertinentes a depredação do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Nova Russas. O relato do documento protocolado no MP local, por si só já narra o total desleixo de como o SAAE de Nova Russas vem sendo conduzido.
A constância nos atrasos salariais, a falta de equipamentos de proteção, o fornecimento de energia cortado com frequência, as despesas maiores que as receitas, a falta de reajuste salarial que já permeia dois anos, a qualidade da água fornecida e as frequentes faltas d'água, são os pontos principais da propositura desta audiência pública por parte do SISPMNOR. Salienta também no documento que é constante as reclamações por parte da população nas rádios locais, onde a insatisfação com o fornecimento de água local e a qualidade desta tem sido a principal queixa.
Fonte: Facebook

Esperamos que  Ministério Público local, faça uso das suas prerrogativas, e além de realizar a solicitada audiência, busque um caminho razoável para que este bem público de Nova Russas seja mais bem cuidado.

terça-feira, 24 de maio de 2016

UM VÍDEO PRA MATAR A SAUDADE DO D.O

Me deparei com um vídeo hoje, gravado pelo amigo Junior Ximenes em 2008, onde o mesmo entrevista o grande Augusto Aragão, vulgo D.O... Um dos homens mais politizados que tive o privilégio de conviver. Um grande professor, uma enciclopédia ambulante, que teve toda sua trajetória na vida pública pautada no espírito de servir. 
D.O certamente foi um dos grandes mestres que tive, e que certamente me aguçou o gosto pela política. Augusto José de Aragão não está mais conosco, mais certamente suas lições se proliferarão por muitos anos. Fica abaixo com o vídeo:

segunda-feira, 23 de maio de 2016

POR QUE O TSE NÃO JULGA A AIME 761 E A AIJE 194358, E BOTA A DECISÃO PRO POVO EM NOVAS ELEIÇÕES????

Imerso num sistema vicioso e cíclico de corrupção movida na origem pelos altos custos da campanhas para se chegar ao mandato, e o financiamento por tabela da iniciativa privada, que quer cada vez mais se servir das benesses do serviço que deveria ser público, o meio político com raríssimas reservas cai num descrédito generalizado. É lamentável temos uma representatividade tão apodrecida como a que temos hoje, todavia reitero que só chegamos a isso, graças a um sistema cruel de dominação pela barriga, pois nosso eleitor usa mais a barriga do que a mente como fator determinante na decisão de voto.
PT e PMDB estiveram juntos desde 2003, e nos últimos anos foi par de Dilma na chapa, o que reforça o apodrecimento da representatividade do Planalto. Dilma deixa o Governo e uma herança maldita de um rombo que ultrapassa os 170 Bilhões para nós arcarmos com essa conta... Temer, engessa o primeiro escalão e blinda do alcance de Moro diversos investigados, ou mesmo citados na Lava Jato. Enfim, o que podemos fazer??? Somos uma sociedade com Leis... E a Lei dita o que se deve fazer sempre no meio social. Nesse momento de extrema descrença, o que nós podemos fazer??? Voltar as ruas e pedir a queda do Temer??? Pedir a volta de Dilma??? 
O pleito de 2014, foi corrompido pelo dinheiro advindo da iniciativa privada que estava aparelhada pela máquina pública para lavar o dinheiro e instrumentalizar o plano de poder pelo poder. Como se afirmar legitimidade nas eleições de 2014, se a Lava Jato diz claramente que foi o dinheiro da Petrobras que decidiu a eleição??? Senhores(as) leitoras, é triste vermos a morosidade de uma AIME que rasteja em paralelo no TSE, e que seu justo julgamento transferiria a decisão dos rumos do Brasil a quem de fato deve ter o poder no regime Democrático, que é o POVO. 

PELA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA, E O JULGAMENTO DA AIME NO TSE...

NÃO SE APAGA FOGO COM GASOLINA...

TEMOS UM ROMBO FINANCEIRO E UMA INEFICIÊNCIA POLÍTICA...

MARINA DIZ QUE PT E PMDB SÃO IRMÃOS SIAMESES... ASSISTAM...

sábado, 21 de maio de 2016

PROGRAMA #PARTIU DA TV VERDES MARES MOSTROU A CIDADE DE IPU.

Segue link para o vídeo do programa partiu em Ipu:

http://g1.globo.com/ceara/partiu/videos/t/todos-os-videos/v/saiba-como-aproveitar-o-fim-de-semana-em-ipu-sem-gastar-muito/5039286/


CASTELÃO ESTÁ MAL CUIDADO, DIZ MATÉRIA DO DN... COM A PALAVRA O SECRETÁRIO JEOVÁ MOTA DA SESPORTE...







Segue abaixo link da matéria completa:

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/mobile/cadernos/jogada/precisando-de-carinho-1.1553408


OPOSIÇÃO REUNIDA EM TAMBORIL...









As frentes oposicionistas ao atual Prefeito de Tamboril estiveram reunida na noite de ontem. O encontro contou com a presença dos Partidos: PMDB, PSB, PPS, PSL, PSDC, PC do B,  PR,  Solidariedade, DEM, REDE, e o PT participou da reunião com a presença do presidente do partido Raimundo Martins e do vereador Bibi.
Oposição de Tamboril se mostra madura e democrática, e manchará junta rumo a eleição de 2016.


MONTANHISTA ROSIER ALEXANDRE, DE MONSENHOR TABOSA, CHEGA AO TOPO DO MONTE EVERESTE


sexta-feira, 20 de maio de 2016

MUNICÍPIO DE NOVA RUSSAS NÃO TIRA CERTIDÃO DE CONVÊNIOS DO TCM E INVIABILIZA RECURSOS EXTERNOS...

A inviabilidade gerencial do município de Nova Russas se dá hoje por diversos prismas, seja ele político, seja ele financeiro ou seja ele de estruturação da máquina. O fato é que o município de Nova Russas está com o gerenciamento público engessado e paralisado no tempo, por pura inercia e falta de zelo gerencial de quem comanda hoje a Prefeitura. E saliento aqui que essa responsabilidade não está somente na figura do Prefeito, mas de toda sua equipe, que creio eu que trabalha sincronizada.
Caros leitores, Nova Russas hoje está com todos os convênio, que necessitem de uma simples certidão do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, inviabilizados, ou seja, o município de Nova Russas se depender de uma Certidão do TCM para celebrar um simples convênio para construir algo, ou recepcionar um recurso destinado por um Deputado, ou outro político afim para o município, não pode celebrar tal convênio por que no site do próprio Tribunal de Contas não sai a dita certidão para a celebração de convênios, como segue print da página abaixo:
Fonte: TCM

Mas qual o principal motivo da certidão de convênios do TCM não ser emitida para o município de Nova Russas? Eu mesmo liguei pro TCM ontem, 19, e me informaram que a certidão de Nova Russas não é emitida pelo fato do município está com excesso de gasto com pessoal acima do permitido em detrimento da Receita Corrente Liquida do município. Ou seja, podem até tentar colocar a culpa em gestões passadas, como é de praxe, mas a constatação é de acesso de todos, e qualquer popular que quiser comprovar o que está nesse contexto, é só ligar para o TCM no telefone (85) 3218-1405. Nova Russa desde o primeiro quadrimestre da atual gestão está com percentuais de contratação de pessoal acima do permitido, e o Gestor simplesmente ignora a Lei, e empurra Nova Russas em uma areia movediça cada vez mais funda.


O engessamento de Nova Russas se dá também pelo pelos excessos de gastos em serviços públicos que poderia ser desonerado, como é o caso dos gastos do município com serviços gráficos, manutenção de equipamentos e assessorias. A sustentabilidade política na Câmara é enraizada por um modelo de barganha, onde o empreguismo de cabresto é moeda de troca, inchando os quadros funcionais do município com contratação de cargos comissionados e terceirizados. 
Nova Russas precisa urgentemente passar por uma reestruturação na sua máquina gerencial, contando os excessos e otimizando o seu funcionamento. É preciso uma desoneração de gastos, e um reequilíbrio nas contas públicas afim de equacionar a receita do município com uma despesa racionalmente equilibrada, e tornar viável que o município volte a ser oxigenado por recursos externos aos do erário próprio. É preciso reorgnizar a tributação própria, haja vista que o município tem hoje algo acima de 10 mil moradias urbanas e arrecada pouco mais de 90 mil reais por ano de IPTU, ocorrendo um crime fiscal de renuncia de receita. Enfim, não há gestão em Nova Russas, e independente do próximo Prefeito, irei continuar nessa linha para que se viabilize a coisa pública com o simples propósito de que nossa Nova Russas não se deite em tanto atraso.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

PREFEITO DE NOVA RUSSAS PODERÁ PERDER O MANDATO POR POSSÍVEL DESRESPEITO A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO...


O atual Presidente da Câmara Municipal de Nova Russas, Vereador Kapita, levantou a questão hoje num programa de rádio local. O mesmo se baseou na sua testemunha própria onde afirmou que o atual Prefeito de Nova Russas está afastado do município a mais de 10(dez) dias sem a devida licença da Câmara de Nova Russas, como prevê a Constituição Municipal. O referido vereador foi enfático em afirmar que estava somente cumprindo o papel dele em fiscalizar, e que o mesmo já teria ido 15 vezes a Prefeitura atrás do chefe do poder Executivo local e o mesmo não se encontrava.
A previsão legal existe, e é clara. Se de fato ficar provado a ausência do Prefeito de Nova Russas por prazo superior a 10 dias do município, sem a devida licença da Câmara Municipal, reza o artigo 66, inciso I, da LOM, que o Prefeito perderá o mandato. É claro que respeitando os devidos trâmites do Devido Processo Legal e do Contraditório. Segue abaixo trecho da Lei Orgânica do Município, onde narra sobre a suposta infração cometida pelo Prefeito de Nova Russas :
Art. 66º – Perderá o mandato o Prefeito que:

I – ausentar-se do Município por prazo superior a dez dias, sem prévia licença da Câmara, na conformidade do art. 37 § 9º da Constituição Estadual;

CURTAS...

... Onde está o Prefeito???? Nova Russas, uma nave sem comando??? Noticias dão que tem Secretário do Prefeito que jura de pé junto que o dito cujo almoçou em sua casa... Nem Chico Xavier explica... Nam...

... Viagem secreta de membros de dois poderes em Nova Russas pode ter como consequência a cabeça de um deles...

... Câmara de Nova Russas poderá sofrer alteração de composição nos próximos dias... Duvida??? Não pague pra ver... Só digo uma coisa, é mais de uma...

... É possível um pré candidato da oposição se ungido como candidato da situação, em caso de desistência ou impossibilidade do atual Prefeito???

... Segundo as paredes do Palácio do Abolição, SIM... Cala te boca...

... Junho turbulento na política das margens do Curtume... Vai dar de tudo... Nam...

... Chicumgunya pega postulantes a Prefeitura... Será Praga???

... Presidente da Câmara seca as canelas pra Prefeitura pra vê se encontra o chefe do Executivo... Contabilizado 15 viagens... É melhor escavar um túnel de um gabinete pro outro... Ou então apelar pra uma mãe de santo de mesa branca... Nam...

... Prazo de desincompatibilização restringe 3 postulantes da eleição deste ano... Quem??? Digo mais adiante...

... Fiquei sabendo que na reunião passada da oposição, foram nomenclaturados alguns cavalos de troia, e inclusive um sendo queimado por amigos da onça, ou é melhor usar outro felino???

... Plano sórdido é descoberto no meio político de Nova Russas... CUIDADO, a armação da arapuca pode ter efeito contrário, e a dor pode ser grande...

... Perguntinha pra encerrar: Cadê o encontro do PSD de Nova Russas que foi anunciado para este mês de Maio????

DESCOMPLICANDO O COEFICIENTE ELEITORAL - O QUE É ISSO???

Hoje abordaremos o tema “quociente eleitoral”, já que as mudanças foram substanciais. Claro que todos os pré-candidatos compreendem de forma plena o critério pelo qual tentarão ser eleitos. No entanto, a novel reforma insere uma “cláusula de desempenho individual”, o que demanda certa atenção daqueles que disputarão as eleições.
O quociente eleitoral é um mecanismo de cálculo em que se descobre a quantidade de votos necessária para o preenchimento de uma vaga na Câmara Municipal, Assembleia Legislativa ou Câmara dos Deputados.
     Assim, caso uma Câmara Municipal tenha 10 cadeiras, chegaremos ao quociente eleitoral com a divisão dos votos válidos por 10. Suponhamos que nas eleições o Município “X” tenha 100.000 votos válidos com 10 cadeiras para preencher no Legislativo. Cada cadeira será preenchida pela agremiação que obtiver 10.000, ou seja, os partidos políticos que chegarem aos 10.000 votos terão direito a uma cadeira.
A escolha do candidato que será contemplado é feita pelo merecimento, sendo eleito aquele que obtiver mais votos dentro da agremiação partidária. 
O artigo 108 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65) sofreu mudança significativa pela última reforma eleitoral, já que inseriu uma espécie de “cláusula de desempenho individual” aos candidatos, que apenas estarão eleitos se atingirem 10% do quociente eleitoral. Ou seja, Se no Município “X” tivermos 100.000 votos válidos com 10 cadeiras a preencher, chegaremos ao quociente eleitoral de 10.000, ou seja, cada partido ou coligação terá direito a uma cadeira, caso obtenha o número de votos encontrados no cálculo aritmético desenhado. E mais. Somente estarão eleitos os candidatos que obtiverem pelo menos 1.000 votos.
 Portanto, passou a ser possível um partido ou coligação atingir o quociente eleitoral, e mesmo assim, não conseguir nenhuma vaga no Legislativo.
 O motivo do percentual se justifica para evitar que candidatos de pouca expressão, que não representam a vontade da maioria, assumam uma vaga no Legislativo.

Fonte: http://direitoeleitoralepolitico.blogspot.com.br/


CHARGE DO DIA...


PARTIDO DO PREFEITO DE NOVA RUSSAS FICA INATIVO...

O histórico PDT de Brizola, e que em Nova Russas foi por muitos anos comandado pela família do Ex Deputado e Pré candidato a Prefeito Vanderlei Pedrosa, fica inativo no sistema do TRE-CE as vésperas de uma eleição municipal. O PDT que hoje é terreiro dos Ferreira Gomes no estado do Ceará, e foi comandado até o dia 11 deste mês pelo atual Prefeito de Nova Russas após sua expulsão do PMDB por infidelidade partidária.

Fonte: Site do TRE-CE em 19/05/2016

quarta-feira, 18 de maio de 2016

RECEBI E REPASSO...


VOCÊ SABIA??? - QUANTO TEMPO DE VIDA VOCÊ PERDE POR CADA CIGARRO FUMADO???

11 minutos por cigarro, 3h40 por maço, um dia e meio por pacote. É o que indica um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra.
Além de apresentarem maior propensão a doenças pulmonares, problemas cardiovasculares e câncer, fumantes têm a expectativa média de vida reduzida em quase nove anos quando queimam mais de um maço por dia.

Fontes: British Medical Journal e Alberto Araújo, coordenador do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo da UFRJ.

PREFEITURA DE NOVA RUSSAS PROPÕE COMPRA DE 60 TONELADAS DE CIMENTO...

A Licitação nº 003/16-PP-SEINF/2016, propõe a compra de Material de Construção destinada a Secretaria de Infra Estrutura do Município de Nova Russas. A referida me trouxe uma curiosidade instantânea: Pra que tanto cimento??? Ora, sabemos que em quase sua totalidade as minguadas obras e reformas propostas pela Prefeitura Municipal de Nova Russas, são terceirizadas, portanto a responsabilidade pela construção e pelo material empregado é da referida empresa ganhadora dos certames. Dai o questionamento que levanto, e que gostaria de respostas.

A dita licitação propõe em seu Anexo I, pagina 3, a compra de 1.200(um mil e duzentos) sacos de cimento de 50kg cada, o que totaliza o montante de 60.000 (sessenta mil)kg, em síntese 60 tonelada. Reiteramos nossa dúvida a uma quantidade tão grande para compra de cimento, haja vista que em sua maioria os serviços são terceirizados. Segue abaixo o link para o Anexo informado na matéria:


Nosso propósito se finca na principiologia que deve servir de parâmetro para a gestão pública, e está expressa no Artigo 37 da Constituição Federal. E todos os dados desta matéria são originário do Portal da Transparência. Salientamos que Nova Russas conta com uma Secretaria somente para planejamento...

Aguardamos respostas no email: jesusdacostaadv@gmail.com

Segue abaixo o link para a referida licitação publicada no Portal da Transparência:

http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/index.php/licitacao/detalhes/proc/89477/licit/70704

OPORTUNIDADE DE EMPREGO - FARMÁCIAS PAGUE MENOS...

Uma das maiores redes de farmácia do Brasil, presente em todo território nacional, a rede de farmácias Pague Menos está disponibilizando oportunidades para todo Brasil.

Para compor seu quadro de funcionário a empresa está recebendo currículos exclusivamente por e-mail para a seguintes funções: Atendente, Operador (a) de Caixa, Vendedor, Conferente e Repositor.

Para concorrer a um do cargo o candidato deve possuir a idade mínima de 18 anos e o ensino médio completo.

A empresa ainda disponibiliza também vagas para portadores de deficiência e jovem aprendiz. Informações sobre salários, benefícios e carga horária serão divulgados no ato da entrevista.

Interessados(as) deverão enviar currículo em anexo para:selecao@paguemenos.com.br, informando no assunto o nome da vaga de interesse ou através desse Link. Salientamos que o envio do currículo não garante a seleção, a empresa irá avaliar o perfil de cada candidato usando seus critérios e selecionará aqueles que atende os seus requisitos.

terça-feira, 17 de maio de 2016

COM TEMER NO PODER, PMDB DO CEARÁ QUER AUMENTAR O NÚMERO DE PREFEITOS ELEITOS EM 2016...

A ascensão do vice-presidente da República Michel Temer, ao comando do País, deu novo fôlego aos peemedebistas do Ceará quando o assunto são as eleições de 2016. Visando lançar candidatura própria na capital e em diferentes municípios do interior, além de fortalecer as coligações, a sigla já articula alianças em todo o Estado. Saindo dos bastidores da política e assumindo papel de protagonista, o Partido do Movimento Democrático do Brasil tenta ampliar espaços que podem se refletir nas eleições municipais.
De acordo com o secretário geral do PMDB, João Melo, o partido passa a ter mais oportunidade de concorrência, a medida em que o partido ganha atenção nacional com a ascensão de Temer à Presidência. Melo informou ao jornal O Estado um pré-levantamento do números de candidaturas que a sigla deve lançar este ano. “Nós estamos pretendendo participar diretamente em 52 municípios e temos a chance de fazer aliança em mais 35. Das 27 prefeituras que ocupamos hoje, 19 disputarão a reeleição em outubro”, enfatizou.
O deputado estadual Danniel Oliveira (PMDB) também ressalta o número de candidatos que o partido deve lançar e garante que esse ano será de destaque para a sigla “A gente vai ter um grande número de candidaturas. Esse ano, com certeza, a gente bate o recorde de número de candidaturas do PMDB”.
Convenções
A partir do próximo mês, os partidos começam a se mobilizar em convenções para discutir os nomes que pretendem lançar para o pleito que se aproxima. Contudo, no final deste mês, o PMDB já poderá definir quem sairá candidato em alguns municípios que pretende alcançar.

“Nós estaremos juntos, agora, no próximo dia 28, em mais um encontro regional no Cariri, no município de Milagres. Essa reunião já se afunila para um nome. A partir de junho o partido já deve estar definido em relação aos nomes da Prefeitura como da vice-prefeitura, como em todos os municípios dos estados do Ceará”, afirma.
Eunício
Aliados de Temer também garantem que a participação do senador Eunício Oliveira no Governo Federal (PMDB) ajuda a fortalecer a legenda, inclusive, nas eleições municipais.
“Com a chegada do PMDB à Presidência da República e com a liderança do senador Eunício junto a tudo isso, o partido fica mais fortalecido sem se esquecer dos aliados, mas pensando como protagonista”, declara Danniel Oliveira.

Fonte: http://www.oestadoce.com.br/politica/com-temer-no-poder-pmdb-do-ceara-quer-ampliar-prefeituras

CURIOSIDADE - SÓ RESTA UMA PESSOA VIVA QUE NASCEU NO SÉCULO 19...

Quando a italiana Emma Morano nasceu, em 31 de março de 1899, não havia aviões no céu, já que os irmãos Wright voaram pela primeira vez quatro anos depois. Ela é a pessoa mais longeva do mundo, considerada a única que nasceu no século 19, depois da morte na semana passada da norte-americana Susannah Mushatt Jones. Tinham quase cinco meses de diferença. Até agora, era conhecida como a “avó da Europa”, mas já é a de todo o planeta.
Ela vive sozinha em Verbania, no norte da Itália, mas não está sozinha. Familiares e enfermeiros a visitam diariamente e também seu médico o faz com frequência. Reside em um apartamento situado no segundo andar, sem elevador, que a mantém um tanto afastada do mundo, inclusive do imponente e próximo Laggo Maggiore, que ela diz não visitar há mais de duas décadas.
Até o ano passado, ela era a quinta pessoa mais longeva do mundo, segundo o Grupo de Pesquisas de Gerontologia dos Estados Unidos, organismo que garante seu recorde. As quatro pessoas à sua frente na classificação foram falecendo nos últimos meses.
Sua dieta e sua genética são as chaves dessa longevidade. É o que ela explicou nas numerosas entrevistas que concedeu nos últimos tempos, apesar de sua surdez cada vez mais pronunciada. Come três ovos duros por dia, dieta com a qual combateu a anemia na adolescência, e no café da manhã só toma leite com biscoitos. Sua irmã faleceu com 107 anos e sua mãe viveu até os 91. Seu DNA está sendo estudado na Universidade de Harvard.

Tem consciência de que o mundo ao qual chegou já não existe, mas foi pioneira em algumas coisas. Trabalhou até os 75 anos, depois de se separar de seu marido em 1938. Fez isso para acabar com os maus tratos que sofria, apesar de não poder formalizar sua independência até décadas mais tarde. O divórcio ainda não era permitido na mesma Itália que hoje ainda está em processo de aprovar as uniões do mesmo sexo.

PRA QUEM PERDEU, SEGUE A ESCLARECEDORA ENTREVISTA DO EX-SENADOR DELCÍDIO DO AMARAL, ONTEM NO RODA VIVA...

segunda-feira, 16 de maio de 2016

MORRE CAUBY PEIXOTO - A VOZ.

Cala-se hoje "A VOZ", das mais belas e educadas que ouvimos, Cauby, será eternizado apartir de hoje pela sua obra, que nos presenteará eternamente com pérolas da boa música brasileira. E este certamente é o grande sentido da vida, A OBRA... Lamentamos a perda material, mas em espírito, sempre viverá pela sua obra...

Compartilho com você leitor, um dos mais lindos encontros e duetos de Cauby Peixoto...

VOCÊ SABIA???


sexta-feira, 13 de maio de 2016

HOJE COMEMORAMOS NO BRASIL A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA... ASSISTAM UM EDUCATIVO VÍDEO...

PARABÉNS PRO PROFESSOR TIM...

Registro hoje felicitações ao Professor Tim pelo seu aniversário. Amigo, conterrâneo e uma das mentes mais privilegiadas de minha terra, o sempre bem informado e inteligente Professor Tim é hoje peça indispensável no tabuleiro do xadrez político de Nova Russas. Com suas intervenções sempre perspicazes e lógicas, o Professor Tim é uma enciclopédia de conhecimento político do estado do Ceará. Orador impar, Professor Tim nos serve de inspiração na arte da retórica, e é como costumo falar, a literatura do Tim é fácil e gostosa de ler, quem começa um texto seu vai certamente até o fim, pois o seu modo de escrever cativa e estimula o leitor a continuar.
Fonte nossa, novarussense de conhecimento, parabenizo o Professor Tim pelo seu aniversário... E que o DEUS todo poderoso o abençoe abundantemente...

Parabéns...

quinta-feira, 12 de maio de 2016

DEPUTADO MOSES RODRIGUES DESTINA EMENDA DE 150 MIL PARA SAÚDE DE NOVA RUSSAS...

O Deputado Federal Moses Rodrigues destinou emenda parlamentar para o município de Nova Russas no valor de R$ 150.000,00 (CENTO E CINQUENTA MIL REAIS) para ser usada na saúde pública de Nova Russas. Ressalto a ação, assim como todas as que tiverem o mesmo propósito, haja vista que Nova Russas vive hoje uma das principais crises no sistema de saúde de sua história, e é válido ressaltar a atitude do Deputado Moses através desta emenda.
O Deputado Federal Moses Rodrigues é um amigo de longas datas, foi meu colega nos bancos universitários do Curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral, onde por conta do convívio atesto a sua seriedade, e seu espírito público de servir ao povo que ele representa. Tomara que a ação do Deputado Moses sirva de estimulo para que outros parlamentares votados em Nova Russas tenham a mesma ação.
A emenda parlamentar é logicamente endereçada a Prefeitura, sob a responsabilidade do Prefeito Municipal em melhor emprega-la. Todavia ressaltamos que a ação do Deputado foi pautada ontem na Câmara Municipal pela Vereadora Katia Santos(PMDB), que  entregou a referida emenda ao Vereador Pedro Lira(PPS), que pra se fazer justiça votou no Deputado Moses na eleição passada. Ressalto também a indignação do Vereador Pedro Lira na sessão do dia 27/04 com relação a saúde de Nova Russas, onde o mesmo foi insultado pelo Vereador Teixeira, a procurar seu Deputado dele, no caso Moses Rodrigues, para tentar alguma emenda e ajudar Nova Russas... A resposta ao Líder do Prefeito veio a contento, e segue abaixo o documento da emenda parlamentar no valor de 150 mil, endereçada a População de Nova Russas. 
Segue abaixo o pronunciamento do Vereador Teixeira, Líder do Prefeito na Câmara Municipal, onde o mesmo insultou o Vereador Pedro Lira a ir atrás de uma emenda com o Deputado Moses Rodrigues, na Sessão do dia 27/04/2016

E segue abaixo o documento da emenda Parlamentar oficiando ao Prefeito Municipal tal emenda... 


Esperamos agora que os Demais tenham a mesma ação...

quarta-feira, 11 de maio de 2016

ASSISTA A SESSÃO DA CÂMARA DE NOVA RUSSAS DE HOJE...

PIB DE NOVA RUSSAS É MENOS DA METADE DO DE ARARENDÁ...


Fico perplexo em cada vez que me aprofundo nos números de Nova Russas, ao mesmo tempo que me convenço cada vez mais que temos um problema crônico de gestão. O gerenciamento de Nova Russas não é voltado para um equilíbrio fiscal, e nem mesmo para criar situações favoráveis para atrair investimentos para o município. O PIB - Produto Interno Bruto do município aferido pelo IBGE em 2010 demonstra o retrocesso, o atraso em que Nova Russas está atolada, pois uma simples comparação com seu ex-distrito, nos mostra que o Ararendá hoje tem um Produto Interno Bruto mais de duas vezes maior que Nova Russas. 
A condução de políticas públicas voltadas para atração de investimentos, o saneamento das contas públicas para viabilizar fluxo de caixa positivo à contrapartidas de convênios e o incentivo governamental a geração continua de emprego e renda são propulsores para melhorar o PIB de Nova Russas, que hoje trata de uma monta de R$14.585,676,00 (quatorze milhões quinhentos e oitenta e cinco mil seiscentos e setenta e seis reais). Enquanto seu ex-distrito e hoje a organizadíssima Ararendá, tem mais de o dobro de riqueza, no valor de R$ 38.321.378,00 (trinta e oito milhões trezentos e vinte e um mil trezentos e setenta e oito reais).
Fonte: IBGE

Fonte: IBGE

Sempre usei a expressão de que forçosamente e sem nenhum incentivo, a iniciativa privada carrega o desenvolvimento de Nova Russas nas costas, e isso é claro se observar quando se tem uma gestão completamente voltada para o encabrestamento do voto pelo empreguismo, arrodeada da bajulação dos que só querem o continuísmo, e que não cria situações mínimas para melhor distribuir a renda da população de Nova Russas. É indignante ver Nova Russas nesse atoleiro de vaidade e priorização do interesse privado, assistindo a população cada vez mais miserável com uma renda per capita(por pessoa) de algo em torno de R$ 471,00/ANO. LAMENTÁVEL...
A população de Nova Russas não pode mais aceitar o continuísmo disso, é preciso se dar um basta e não continuarmos mais assistindo os jovens pobres ao atingir a maioridade sair do município para o sudeste em busca de trabalho. Chega do prometismo mentiroso dos palanques... O eleitor tem que parar de votar com a barriga e usar mais a consciência na hora de escolher... Precisamos projetar nossa cidade para gerações futuras, senão o que deixaremos para nossos netos??? A cidade está degradada pela estagnação governamental e pela ganancia da classe política. Se faz necessário nesse momento em que vivemos um espírito coletivo de responsabilidade com o intuito de oportunizar e oxigenar a gestão pública para se abrir a novas ideia e novas formas de gerenciar a coisa pública. Lembro aos caros leitores, que Nova Russas não pode mais ser tratada como uma cacimba que só se tira, se faz necessário nesse momento que a população desinflacione o processo político, identifique e exclua aqueles que só estão pra defender o almoço de amanhã, e priorize ações com amplitude coletiva.

Fonte: https://meumunicipio.org.br/

 

CURTAS...

... Boa parte da oposição de Nova Russas se reencontra, discute situação política local, possibilidades e critérios de unificação, e cria uma agenda de novos compromissos...

... Na tarde de ontem no Hospital Jose Gonçalves Rosa faltou até mesmo Bezetacil... Oxe, e num licitaram remédios????

... Pré candidato a vereador ameaça desistir da disputa...

... Ex-Secretários desincompatibilizados participam de atos governamentais da Prefeitura de Nova Russas como tais... E pode???

... Tem pré candidato(a) a vereador(a) que tá se valendo de tudo pra se eleger, é facebook, instagran, whatsapp, diz que até determinada Mãe de Santo localizada nas proximidades do centro de Nova Russas já teria sido requisitada... 

... Pré candidato ao parlamento com grandes chances de eleição não poderá registrar a candidatura por não ter se atentado ao prazo de desincompatibilização... Quem???

... PSB poderá ter novo nome de indicação para a disputa desse ano... Quem??? 

... Uma pergunta que não quer calar: Nova Russas pode ou não pode receber dinheiro de convênios????

... Zika atinge autoridade, que murmura sobre a falta disso e daquilo...

... Tem aliado pulando do barco, pelo menos no discurso, já é de oposição...

... Encontro inusitado em padaria de Santa Quitéria pode ter consequências eleitorais em Nova Russas...

DEPUTADO BRUNO PEDROSA FRISA A FALTA DE ZELO DA GESTÃO PÚBLICA DE NOVA RUSSAS...

O deputado Bruno Pedrosa (PP) criticou, nesta quarta-feira (11/05), durante a ordem do dia da sessão plenária, a gestão de Nova Russas no combate ao mosquito Aedes aegypti. Segundo ele, em apenas um dia, foram registradas 300 pessoas com sintomas de zika, chicungunha e dengue. Na avaliação do parlamentar, a situação é decorrente de uma crise de gestão. “A política de saúde em Nova Russas está abandonada”, afirmou.
O parlamentar também comentou relatório divulgado esta semana do ranking de transparência dos municípios cearenses das contas públicas, em que Nova Russas figura entre os 40 piores do Estado em transparência. Para Bruno Pedrosa, isso demonstra falta de zelo e compromisso da administração com a população.
A pesquisa foi realizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM), que analisou informações presentes nos portais de transparência das prefeituras dos 184 municípios do Ceará, estabelecendo o Índice de Transparência Municipal.