quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

IPU ESTÁ DE LUTO - MORRE PROFESSOR RAMOS PONTES...

É com muito pesar que registro o falecimento precoce do meu amigo, mestre e intelectual Ipuense, Antônio Ramos Pontes, vulgo Professor Ramos. Hoje certamente é um dia impar pra mim, pois este amigo que não está mais conosco, teve responsabilidade em parte da minha formação de conhecimento. Tive o privilégio de ter sido seu aluno no Colégio Murilo Aguiar, onde me ensinou a intimidade com as artes literárias e afins.
Ramos era a inteligência materializada num corpo, uma enciclopédia, que dominava diversos assuntos ao mesmo tempo. Era a cultura em pessoa, a sua intimidade com as palavras era para nós motivadora... Era impar por sua simplicidade e amor ao seu torrão natal. Ramos era um homem a frente do seu tempo, literalmente. Bom Pai, bom filho, bom amigo, bom caráter... Viveu intensamente o regime ditatorial no Brasil do AI5, e conviveu muitíssimo bem na democracia. Levou para as salas de aulas por onde passou, não só o conhecimento cru, mas a vivência de um homem que sempre aliava a teoria a prática. Me ensinou a lutar contra nossos medos e desafiar diariamente a vida e os problemas corriqueiros.
Um dos mestres que tive em minha vida mundana, certamente foi Antonio Ramos Pontes... E essa noticia me deixa extremamente abalado para hoje. Ramos era bom amigo do meu Pai e da minha Mãe, frequentou por muitos anos minha casa... Sempre alegre e descontraído, tinha boa resposta para tudo... Lamentavelmente nos deixou tão precocemente, e tão bruscamente, sua semeadura certamente se propagará por muitos anos, e se foi da vontade de Deus, que assim seja... Descanse em paz meu amigo...

Meu abraço fraterno, e orações ao CRIADOR para aliviar essa dor dos filhos, esposa, parentes e amigos...

11 comentários:

  1. Tive o privilégio de conhece-lo e de imediato vi que se tratava de um Ser Ultra-Inteligente...realmente ele tinha o dom das palavras. Que Jesus o receba de braços abertos. Vá em Paz***

    ResponderExcluir
  2. Meu ilustre mestre! Uma grande perda para a cultura do estado do Ceará.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas homenagens... Em nome do meu Pai Ramos Pontes...minha cultura e meu amor por livros e graças a este grande Poeta,Intelectual, Cientista e mestre... Meu Pai Ramos Pontes!!!!

    ResponderExcluir
  4. Não conheci o Pai, mas conheci o filho um ser humano extraordinário feliz com a vida e de uma luz irradiante aonde deixa impressões de paz e harmonia. Pelo visto tem a quem puxar. Meus sentimentos amigo Nicolau

    ResponderExcluir
  5. meu querido tio, se vam as pessoas e ficam as saudades , mais junto delas o legado de cada pessoa !

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Saudade eterna do meu grande amigo, professor RAMOS PONTES ! Amizade que eu tinha com ele, é desde a nossa infância até a idade adulta, formos criado no alto dos catorze, aqui em IPU. Fizemos muitas serenatas nas madrugadas, ao som de um violão ! Ele tinha o privilégio de honrar essas qualidades:" professor, escritor, poeta, ufólogo e músico.'' Aí, fica o espaço vazio a ser preenchido, por outro intelectual, de uma geração futura !

    ResponderExcluir
  9. Com pesar estou sabendo da partida de nosso Grande Mestre Ramos...eu o chamava de "Mestre". Sou cria desse gênio da literatura, o pouco que aprendi com esse magnânimo da linguagem, me fez ser um escritor em uma descoberta de Gardner e suas inteligências múltiplas. Lamentavelmente não houve tempo para compartilhar minha primeira obra a qual dei um exemplar cru para avaliar sua crítica. Agora tenho a dolorosa condolência, em seu réquiem, em seu epitáfio, dedicar-lhe com orgulho a realização do criador e sua criatura. Professor Carlinhos - Maranguape, Caucaia, Fortaleza.

    ResponderExcluir
  10. Com pesar estou sabendo da partida de nosso Grande Mestre Ramos...eu o chamava de "Mestre". Sou cria desse gênio da literatura, o pouco que aprendi com esse magnânimo da linguagem, me fez ser um escritor em uma descoberta de Gardner e suas inteligências múltiplas. Lamentavelmente não houve tempo para compartilhar minha primeira obra a qual dei um exemplar cru para avaliar sua crítica. Agora tenho a dolorosa condolência, em seu réquiem, em seu epitáfio, dedicar-lhe com orgulho a realização do criador e sua criatura. Professor Carlinhos - Maranguape, Caucaia, Fortaleza.

    ResponderExcluir