sexta-feira, 30 de outubro de 2015

VOCÊ SABIA???

ABERRAÇÃO...

O QUE JUSTIFICA O AUMENTO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS PARA R$ 2,75 EM FORTALEZA???

É lastimável assistir o custo da incompetência gerencial da Prefeitura de Fortaleza ser imoralmente transferido para o povo. Ontem me deparei com a noticia do aumento de R$ 0,35 (trinta e cinco centavos) nas passagens de ônibus local, que correu rapidamente em todos os veículos de comunicação. Pois bem, o fato pitoresco é que o referido aumento não tem outra justificativa a não ser a incapacidade gerencial da Prefeitura de Fortaleza, aliado a pressão das Empresas Concessionárias para aumentar suas margens de lucro. 
O que justificaria de outra forma tal aumento??? Sinceramente não consigo entender... Fortaleza tem hoje um péssimo serviço de transporte urbano, uma insuficiência de carros, um sucateamento da frota que muitas vezes coloca em risco a vida dos usuários, além do que na relação de consumo entre o usuário e o ofertador do serviço há um descompromisso sem precedentes. O município de Fortaleza, diante de tantos gastos superfulos com o intuito de marquetear os feitos do Prefeito próximos a um período eleitoral, deveria subsidiar essa sangria de ganhos dos empresários que só querem o lucro, mas não oferecem um serviço dignamente utilizável para o povo de Fortaleza. 
Seria prudente ao Prefeito de Fortaleza procurar dar uma volta no Circular no horário de 17 horas em diante... Ai sim ele entenderia e tiraria suas conclusões se o transporte público de Fortaleza está a maravilha pregada nas milionárias propagandas marqueteadas da Prefeitura de Fortaleza. 


quarta-feira, 21 de outubro de 2015

EDUCAÇÃO - NA CONTRAMÃO DO INTERESSE COLETIVO...

http://www.camara.gov.br/internet/votacao/mostraVotacao.asp?ideVotacao=6675&numLegislatura=55&codCasa=1&numSessaoLegislativa=1&indTipoSessaoLegislativa=O&numSessao=322&indTipoSessao=E&tipo=partido

MENSAGEM DO DIA...

QUEM LEMBRA DO SONHO AZUL???

PARA QUE SERVE UM VEREADOR???

Acima de tudo, os vereadores servem para representar a sociedade na Câmara.
Ele é o político que deve estar mais próximo dos cidadãos, entendendo os problemas da cidade e buscando soluções. A cidade é onde as pessoas moram, trabalham e se divertem e os vereadores devem entender as demandas das diferentes classes e comunidades existentes na cidade e representá-los politicamente. Os vereadores estão mais próximos da população do que a prefeitura, e por isso muitas vezes servem como canalizadores de denúncias e reclamações para o poder público. Apesar da proximidade com os cidadãos, os vereadores não têm o poder de executar serviços públicos (como mandar consertar buracos em ruas e postes de iluminação queimados ou podar árvores). Mas então que poderes eles realmente tem?
Poder de fazer leis:
Os vereadores criam e votam projetos de lei para assegurar direitos aos cidadãos. Como as leis não se aplicam sozinhas, é papel da prefeitura fazer com que as leis sejam cumpridas. Os vereadores podem fazer leis, por exemplo, que tratem dos impostos municipais (como mudanças no IPTU), benefícios fiscais (como diminuir os impostos pagos por construções que sejam ambientalmente sustentáveis), ocupação do solo urbano (como determinar que em certa área da cidade só se possa construir prédios comerciais), proteção do patrimônio municipal (como tombar uma escola municipal) e a elaboração do orçamento anual da cidade.
Poder de fiscalizar:
Um dos poderes mais importantes dos vereadores é o de fiscalizar tudo o que a prefeitura faz, principalmente na aplicação de recursos para melhorar a cidade da forma como está previsto na lei orçamentária aprovada.
Mas devemos lembrar a valiosa lição do Tio Ben: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. Mas então quais são as responsabilidades dos nossos vereadores?
A principal obrigação dos vereadores é participar ativamente das sessões da Câmara Municipal. Além disso, ele deve estar por dentro dos acontecimentos de sua cidade, trabalhar para solucionar os problemas dos cidadãos, acompanhar as obras públicas realizadas pela prefeitura, acompanhar a criação de comissões, fóruns e comitês, trabalhar junto aos movimentos sociais e serem cidadãos exemplares.
Além de grandes poderes e grandes responsabilidades, os vereadores também têm benefícios para poderem exercer sua função bem.
Imunidade parlamentar:
O vereador não pode sofrer ameaça judicial em decorrência de suas opiniões, palavras e votos no exercício de seu mandato. Se ele cometer um crime, no entanto, ele poderá ser preso, processado e julgado sem consulta prévia à Câmara.
Direito à renúncia:
O vereador tem direito de desistir do cargo para o qual foi eleito, basta escrever um ofício ao presidente da Câmara e informar ao Plenário. Assim que renunciar, seu suplente assumirá o cargo.
Direito a outro trabalho
O vereador pode exercer outra profissão remunerada desde que haja compatibilidade de horários.
Direito à remuneração
Os vereadores recebem atualmente um salário, equivalente a 75% do salário de um Deputado Estadual.
Direito a licença
O vereador pode tirar licença (remunerada ou não) nos seguintes casos: para tratar de saúde, para cumprir missão de interesse do Município, para tratar de assuntos particulares, para assumir cargo municipal de confiança.
Mas também há limites:
O vereador não pode:
- Ser proprietário ou diretor de empresa que tenha contratos com seu município
- Eleger-se para outro cargo eletivo enquanto vereador
- Mover ação judicial contra ou a favor das pessoas jurídicas de direito público, autarquias, empresas públicas e empresas concessionárias de serviço público

- Exercer advocacia, caso assuma algum cargo titular ou de suplente na Mesa Diretora da Câmara.

Fonte: http://deolho.nossascidades.org/vereador

terça-feira, 20 de outubro de 2015

CURTAS...

... De olho na PROCAP, pois a mesma está de olho em Nova Russas... Inclusive pedindo muitas informações a um certo Tribunal... Podemos ter novidades... O que é??? Não digo nem...

... Flerte do Executivo com vereadora da oposição... A intenção é trazer para mandar... Será que dá certo???

... Na moita, ou melhor, nas costas é tramado plana duble da eleição da Câmara... Quem viver, verá...

... Entrevista na Seara, Prefeito demonstrou todo o rancor e ódio para aqueles que criticam seu Governo... Ora... Seu ou do Povo... Lembre-se que o cargo é transitório...

... Comarca de Nova Russas será palco de ação nesses dias, que movimentará os Blogs locais...

... X9 passa dicas valiosas sobre nova denuncia...

... Conversa de alcova pode resultar numa nova chapa pro ano que vem... A coisa tá bem afinada, e pode surpreender...

... Determinado ninho com cara de curral poderá ser desfeito, tudo vai depender da promessa de candidatura...

... Tem vereador da situação com o pé de fora, basta só...

... Ânimos exaltados na situação... O que ocorrera??? Cortes no FPM, dinheiro escasso, demissão em massa, falta d'água, briga de secretário com vereador... E por falar em briga... de foice em quarto escuro, aguardemos a próxima...   


ESTADO INSTAURA TCE PARA APURAR IRREGULARIDADE DE CONVÊNIOS COM A PREFEITURA DE NOVA RUSSAS

Deparei-me ontem com a matéria do Jornal Diário do Nordeste, onde colocava Nova Russas no rol de 12 cidades que estaria sendo aberto Tomada de Contas Especiais pela Secretaria das Cidades, hoje encabeçada por um Ferreira Gomes, para apurar possíveis irregularidades junto aquele órgão. Isso por si só seria lamentável, mas se não tivesse associado a deplorável entrevista dada pelo Prefeito Municipal de Nova Russas no final de Junho a Voz Ativa Comunicação, onde o mesmo afirmava ao radialista Rogério Palhano que não havia irregularidades, nem impedimentos nos convênios com a Prefeitura de Nova Russas.
Quatro meses depois da entrevista do Prefeito, nos deparamos com uma matéria no Diário do Nordeste, que reafirma indícios de condição precária dos convênios da Prefeitura de Nova Russas e a Secretaria das Cidades. O que quer apurar essas Tomadas de Contas contra a Prefeitura de Nova Russas??? Quais as possíveis irregularidades a serem apuradas??? Afinal, Nova Russas está ou não inadimplente???

Em meados de Junho deste ano, publiquei um relato do então Secretário, Ivo Gomes, segue abaixo:



E agora, seu irmão e sucessor na pasta estadual, volta a reiterar a gravidade dos convênios com Nova Russas, pois se não graves fossem, pra que se abrir Tomadas de Contas???  

Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/edisonsilva/blog-politica/secretaria-de-cidades-abre-tomada-de-contas-especial-contra-12-municipios/

Segue abaixo a entrevista do Prefeito de Nova Russas, onde o mesmo afirma que os convênio do Estado com Nova Russas estão em dia:





CHARGE DO DIA...


terça-feira, 13 de outubro de 2015

PARABÉNS PRO PAULINHO...

Registro hoje felicitações para o amigo Paulinho Alexandre (popularmente conhecido como Paulinho Talegal), um amigo acima de tudo. Paulinho é bom caráter, coração maior que o corpo, tem boa alma e é um ser que tenho profunda admiração pela sua história de vida, sua persistência, força de vontade e sua fé. 

Desejo ao amigo tudo de melhor nessa vida. E peço ao Deus todo poderoso que o abençoe abundantemente...

Parabéns...

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

O(A) PRÓXIMO(A) PREFEITO(A) DE NOVA RUSSAS...

Nova Russas vem literalmente gemendo a anos pelo desajuste gerencial do Poder Público, que virou um jogo de interesses particulares, picuinhas e disse-me-disse. Enquanto isso a população atônita vive numa total perplexidade e passando privações de serviços que deveriam ser eficazmente geridos e ofertados pelo Poder Público. Lamento pela amordaça que muitas mentes inteligentes tem hoje, que as impossibilitam de falar e descrever com mais riqueza de detalhes as atrocidades feitas com o dinheiro público em Nova Russas.
A política deve ser entendida como um meio, e não um fim. Deve ser instrumento de melhoria de vida da coletividade, um campo democrático de debates e contraditórios das mazelas ocorridas no município, e acima de tudo um ambiente harmônico e paradoxalmente conflitante de idéias, onde nunca se poderia apartar o pensamento das campanhas com as práticas dos mandatos. É salutar frisar nossas escolhas por capacidade gerencial, e não por gastos eleitorais sorrateiramente maquiados.
Nova Russas não está mais na UTI, ela é sim um paciente terminal, com vários serviços públicos que existem de fato, mas que só serve de estatística fria e insensível. É preciso um novo Prefeito(a) que seja comprometido(a), proponha e cumpra nesta campanha que se aproxima, iniciativas minimamente plausíveis para socorrer diversos serviços públicos de Nova Russas. Penso que a população tem que deixar de ser massa de manobra dos vaqueiros do voto, pois ninguém é dono do voto de ninguém. Acho extremamente absurdo nessas conjecturas partidárias, políticos de Nova Russas se valeres de votações pregressas para barganhar espaços, incitando esses serem donos de currais eleitorais.
A população de Nova Russas não pode mais deixar a mágoa e a vaidade pessoal interferir no resultado das eleições, é necessário que o eleitor desconfie dos bem intencionados daqui por diante. O pleito se aproxima, e a plantação do seu voto na urna é importante e ditará a qualidade da oferta dos serviços públicos nos próximos 4 anos. Luto para conscientizar os queridos leitores que voto comprado é serviço prestado. Precisamos minimizar a cultura marginal da compra de votos descarada, e institucionalizar em Nova Russas uma política de escolha de fato chancelada e legitimada pela maioria da população, e não pela maioria do dinheiro gasto.
O próximo Prefeito(a) de Nova Russas deve ser alguém sensível as mazelas da população, que mantenha um dialogo aberto a toda a classe política, e que tenha de fato proposições para vencer as adversidades que Nava Russas dispõe hoje. A prefeitura de Nova Russas não aguenta mais ser gerida ao bel prazer da classe política viciada, enquanto o povo, esquecido, passa privações e sofrimento. É preciso gerenciar a coisa de forma responsável, sem vaidades e com os pés firmes no chão do interesse público.

sábado, 10 de outubro de 2015

PARABÉNS PRA MINHA MÃE...


Falar da minha mãe é fácil e difícil ao mesmo tempo, pois vejo nela uma mulher forte, guerreira, corajosa, e que certamente carrego muito da sua personalidade. Hoje mesmo distante estamos certamente unidos em espirito, pois ela sabe que a amo e sempre a amarei... Nunca deixará de ser minha Mãe, e certamente todos os dias da minha vida, em minhas conversas com Deus, peço por ela. Meu amor por minha Mãe é incondicional, independente da vontade alheia, é algo intrínseco a nossas almas, estamos unidos de certa forma para todo sempre. 
Nesta data querida do seu aniversário, quero externar todo o meu bem querer que tenho, além do que reavivar o que sinto por você Mamãe em nada mudou e nem mudará. Nossa vida nada mais é do que um eterno processo decisório, vivemos de tomar decisões, e é claro que uma relação minimamente afetuosa tem que ser pautada em respeito de decisões. Lamento não poder estar neste dia com a senhora, mas certamente qualquer hora dessas estarei lhe abraçando e vivenciando ótimos momentos, como sempre fizemos.
Nos conhecemos muito, e é por isso que nosso amor perdurará a qualquer coisa, sei que da sua parte é recíproco, e é por isso que estendo meu abraço e minha estima sempre pra senhora e suas decisões. Meu saudoso Pai infelizmente não está mais conosco, e sei que essa era uma data sempre muito lembrada e festejado por ele também, e quero que onde ele estiver, que olhe por nós pois acredito que ele estar num bom lugar, pois foi sempre homem de boas ações nesta vida. 

Mamãe, lhe desejo tudo de bom, e peço diuturnamente ao DEUS todo poderoso que a abençoe sempre abundantemente, e que seja feliz, só isso. Você sendo feliz, já me basta...

Um grande abraço e Parabéns!!!





DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA, ENTENDA...

É certo que ninguém gosta e nem quer ser demitido, mas as vezes essa situação pode ocorrer devido a algum vacilo na conduta do trabalhador para com o seu empregador. Este é o típico caso no qual chamamos de demissão por justa causa.
Infelizmente, poucas pessoas sabem quais os motivos podem caracterizar a rescisão por justa causa e quais os direitos que a empresa tem para este tipo de casos. E quais os direitos que o empregado demitido tem após uma rescisão por justa causa?
Motivos e causas da demissão por justa causa
Segundo o Art. 482 da CLT, entre as diversas possíveis motivações para uma demissão por justa causa podemos citar como exemplo a violação de regras morais ou jurídicas, como:
1. Roubo e/ou falsificação de documentos.
2. Comportamento incompatível com o permitido pelas regras da sociedade, tal como conduta libidinosa ou qualquer tipo de assédio.
3. A execução de negociações por conta própria sem a permissão do empregador, onde podem ser incluídas qualquer tipo de vendas e negociação dentro do ambiente de trabalho.
4. Em caso de o empregado ser condenado à prisão, porém somente se for um caso em que ele não possa recorrer da decisão.
5. Negligência no serviço, preguiça, entrega de serviços pela metade, falta de emprenho.
6. Em caso de embriaguez durante o serviço, mesmo que ele não beba durante o trabalho, o fato de chegar ao serviço embriagado pode ter como consequência na demissão por justa causa.
7.Violação do segredo da empresa ou venda do mesmo para a concorrência.
8. Indisciplina ou abandono de função, após falta de 30 dias seguidos, pode-se caracterizar abandono de serviço, entre outras.
Direito do funcionário na rescisão por justa causa
Bom, na rescisão por justa causa o empregado perde todos os direitos de rescisão, como aviso-prévio, férias vencidas, férias proporcionais, 1/3 de férias, 13º salário, FGTS, multa de 40% do FGTS e Seguro-Desemprego. Caso tenha menos de um anode carteira assinada o empregado demitido tem direito apenas ao salário família e ao saldo de salário mensal. Se tiver mais de um ano de serviço, tem direito a receber seu salário mensal, suas férias proporcionais, inclusive as vencidas, e também ao salário família.
Mas antes de o empregador efetuar uma demissão por justa causa é necessário que ele verifique a existência de provas, do delito ou do motivo que levou a essa demissão como, por exemplo, boletins de ocorrência, testemunhas, imagens recorrentes de câmeras de segurança, etc.
O pagamento de rescisões será feito através do TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho), onde devem estar detalhadas todas as verbas que foram pagas. O prazo de pagamento são de 10 dias após a notificação de demissão, sendo que o atraso do mesmo pode resultar em multa no valor do salário do empregado.
Além do empregado perder todos os seus direitos, uma demissão por justa causa, pode também atrapalhar o início de carreira em um novo emprego, como por exemplo, em caso de roubo, sabe-se que muitas empresas procuram referências em empresas anteriormente trabalhadas pelo funcionário, consequentemente, não vão gostar de saber que aquele funcionário foi demitido por justa causa em um caso de roubo, não é mesmo?

Tem hora pra tudo e certamente no horário de serviço não é uma boa hora pra certas coisas. Então é bom manter uma boa conduta, seguindo direitinho todas as regras da casa.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

LAMENTO PROFUNDAMENTE O FALECIMENTO DO FRANCISCO MADUREIRA

É com enorme tristeza que noticio a precoce morte do parente Francisco Madureira, como era popularmente conhecido. Madureira era filho do amigo Ló Bezerra, da famosa Cabana do ló, na Nova Russas de tempos nostálgicos. Peço a Deus neste momento que alivie esta dor da família como um todo, mas em especial ao Ló e a Tia Luizinha que devem estar com coração espedaçados, pois afinal de contas, a morte não é um negócio fácil de se conviver com ela, ainda mais quando o fluxo natural das coisas é invertido...

Meus sinceros sentimentos, e que o DEUS todo poderoso alivie a dor de todos...

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

CHARGE DO DIA...


CURTAS...

... Balde de água fria nas articulações partidárias. Tudo o que foi feito poderá ser revisto, refeito e reinventado...

... Vulnerabilidade da política de Nova Russas poderá deixar de fora da mesa de fechamento muitos caciques... Já que em Nova Russas é muito cacique pra pouco índio...

... Eleição da Câmara promete... Situação planeja usar do mesmo artificio que a oposição usou pra ganhar a última... É assistir...

... Lula dizia em 2010: Quem vota num, vota no outro... Em Nova Russas poderemos ter primo votando em primo pra Prefeito...

... O naufrago da situação pode provocar o silêncio de liderança na Câmara... A lei agora é salvem-se se for capaz...

... Tem gente no primeiro escalão querendo implodir a reeleição do Prefeito justamente para satisfazer sonhos antigos...

... Prefeito, quem avisa amigo é, cuidado com os "presentes gregos"...

... Algum Vereador(a) de Nova Russas sabe dizer quando a responsável pela pasta da Saúde voltará a casa, já que a mesma disse que voltaria em 90 dias para narrar um relato de como recebeu a Secretaria???

... Prefeito inicia degola nos excessos empregatícios... Começou cortando os próximos... Avalie...

... Tem Ex com Ex querendo montar chapa... Dá um ceriboulo danado...

... A disputa pela grama do estádio será que foi pacificada???

... Mais uma briga de foice em quarto escuro, à vista... Essa a coisa vai tremer...

... Procap tá num faro apurado em determinada licitação... 

HOSPITAL REGIONAL NORTE, EM SOBRAL, PASSA POR DIFICULDADES???

O Hospital Regional Norte em Sobral, que prometia desafogar os hospitais da Capital e regionalizar os atendimentos de saúde na região, passa por dificuldade e restringe o atendimento aos casos com maiores complexidades. De acordo com o Oficio 308/2015 emitido pela Diretora de Gestão de Atendimento Hospitalar da unidade, que assina documento abaixo, o Hospital Regional Norte torna público neste dia 05 de Outubro que irá receber pacientes classificados pelo protocolo MANCHESTER como vermelho ou laranja, e que todas as regulações de transferências para o referido hospital estão suspensas temporariamente.
Para os leitores terem uma melhor compreensão do que significa o dito Protocolo Manchester que padroniza o atendimento, ilustro com o quadro abaixo, onde as cores são alternadas de acordo com a gravidade do caso:

É lamentável termos em pouco mais de 2 anos de inaugurado, um equipamento hospitalar como o Hospital Regional Norte de Sobral, que foi festejado na época com gasto superior a 600 mil reais pagos a uma única cantora para festejar a inauguração, e hoje assistirmos uma aberração gerencial que é limitar o atendimento deste equipamento por falta de recursos. Deduz que o Estado que tem caixa pra pagar mais de 600 mil de cachê a uma artista, tenha pelo menos condições gerenciais para manter este equipamento aberto.
O que me preocupa muito é o fato da esdruxula pactuação da saúde em cidades menores como é o caso de Nova Russas, direcionar seu fluxo de pacientes para o referido hospital, e encontrar este nas condições aqui descritas. É lamentável...





Segue ofício restringindo o atendimento do Hospital Regional Norte em Sobral:
Fonte: Facebook

terça-feira, 6 de outubro de 2015

MORRE PAI DA VEREADORA TOINHA DO CAPITÃO...

Lamento profundamente o falecimento do Sr Francisco Gonçalves de Carvalho, conhecido por todos da Lagoa de São Pedro como Chico Malaquias. Seu Chico, pela informação que nos chega morreu de um infarto fulminante...  Era Pai da amiga e Vereadora Toinha do Capitão, a quem me transporto em espirito para pedir a Deus que lhe alivie essa dor incessante, que conheço bem. O sepultamento será as 19:00 horas, no cemitério de Nova Russas...

Oro a Deus que conforte os entes queridos, e que alivie essa dor...

A JANELA DA INFIDELIDADE...

Se visto do ponto de vista lógico a Lei nº 13165/15, ou popularmente chamada de Mini Reforma Política, é na verdade um emaranhado de medidas sem eficácia prática para o propósito fim que é a desoneração eleitoral. Tanto auê pra nada... Ou melhor, teve como propósito claro o que costumo chamar de Janela da Infidelidade, pois "nada"(Verbo Nadar) contra o fortalecimento das bases partidárias, que tornam-se cada vez mais instituições desacreditada e usadas como instrumentos de barganha pelo poder.
Tenho ponto de vista claro, pois acredito que a associação em torno de um Partido Político não pode ser pela obrigatoriedade e sim pelas convicções que nucleiam um propósito contido no espírito partidário. Defendo claramente que para ser votado o individuo não precise estar filiado a um Partido Político, assim como usamos esse direito para votar. Todavia reitero o texto Constitucional, e defendo que os Partidos Políticos devem existir, mas como instrumento de associação de pessoas com pensamentos e ideologias parelhas. É hipocrisia se filiar a um partido político apenas pela comodidade de abrigo para pleitear um cargo público, que muitas vezes é enxergado apenas como fonte de renda e proximidade com o poder.
A Mini Reforma Política é ao meu ver, uma desmoralização da instituição Partido Político, pois enquanto  Judiciário diz que os mandatos são dos Partidos, uma Lei subsequente vem abrir as porteiras institucionais dos Partidos para a politicagem barata atue com seu poder de barganha e interesse privado, e transitar livremente ao bel prazer das conveniências. Essa feira livre de mandatos, esquece-se que o Poder emana do Povo, e este na qualidade de representado pelos mandatários é esquecido nessa negociata.
Nossa produção Normativa é lastimável, sem qualidade e apegada ao interesse do capital. Não temos representantes do Povo, mas sim do dinheiro. Enquanto tivermos eleições inflacionadas, mandatos literalmente comprados, a venda escancarada de voto e a Justiça Eleitoral materialmente cega as prestações bizarras de contas de candidatos inescrupulosos, teremos sempre mandatos ilegítimos e financiados na sua maioria pelo dinheiro público desviado em alguma licitação dirigida. Precisamos tornar o processo de escolha, num processo isonômico, onde o capital se amofine diante de projetos, propostas e mentes dispostas a colaborar verdadeiramente para o crescimento dos municípios. 


NOVA RUSSAS NO TEMPO...