segunda-feira, 18 de maio de 2015

NOVA RUSSAS GASTA 3 (TRÊS) VEZES MAIS EM MATERIAL DE CONSUMO DO QUE CRATEÚS.

Quando critico a atual gestão pública de Nova Russas, tenham a certeza que tem um único propósito que é balizar as práticas gerenciais de uma gestão coerente com o que o povo precisa. Não tenho nada de pessoal com quem quer que seja, mas acho incoerente os políticos em geral terem um discurso enfadonho e falido, e na prática quando estão com o poder de decisão fazem o contrário. Em Nova Russas, desde os primeiros passos dessa gestão aponto falhas nos processos de gerenciamento com o dinheiro público, que existe, só é mal alocado por quem está vestido de mandato para gerencia-lo.
TCM

TCM
Se compararmos os gastos de Nova Russas com municípios vizinhos, é gritante a desorganização nas contas públicas, isso sem falar da inercia do Prefeito de Nova Russas em comparação aos circunvizinhos. O fato que a Prefeitura de Nova Russas gastou nesse 4 (quatro) primeiros meses de 2015, nada mais nada menos do que quase 3 (três) vezes o que a Prefeitura de Crateús gastou... Vão dizer que tô reeditando matéria, mas não... É fato novo, a Prefeitura de Nova Russas gastou de Janeiro pra cá, três vezes mais do que uma máquina administrativa pelo menos duas vezes maior como é o caso da Prefeitura de Crateús. Por que será que a máquina administrativa de Nova Russas foi três vezes mais cara do que a de Crateús nesses 4 (quatro) primeiros meses???
O que justifica Crateús com sua complexidade bem maior do que Nova Russas ter gastado de material de consumo algo em torno de 123 mil reais, conta esta destinada a comprar insumos para manter a máquina pública como é o caso de material de expediente, escritório e afins, enquanto Nova Russas encosta nos 400 mil reais com esta mesma conta. Por que um gasto desproporcional e descabido para manter a máquina??? Seria interessante que os defensores do Prefeito, haja vista que ele mesmo em tese não sabe de nada, expliquem, e isso é um dever, por que o dinheiro público de Nova Russas não é economizado como o de Crateús, que tem no mínimo o dobro de tamanho de Nova Russas???
É salutar que o Ministério Público de Nova Russas, que é incumbido Constitucionalmente da proteção do bem e do interesse público, peça a gestão municipal que explique, só isso. O dinheiro público não é privado, e deve ser dado a devida satisfação e probidade dos seus gastos. A Gestão Pública, por mais equivocada que seja, deve respeitar os Princípios Constitucionais da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência da gestão em detrimento aos anseios da população. Nova Russas se priva de saúde hoje por falta de recursos, mas gasta demasiadamente em outras esferas. A Gestão Pública de Nova Russas é surda funcional para os gemidos da população, que fica refém de um sistema cada vez mais indigno e acorrentador, alheio ao interesse público.
Senhores Vereadores, que se dizem "representantes do povo", fiscalizem, examinem corriqueiramente o portal da transparência, tenham uma postura mais cobrativa e zelosa com o dinheiro que entra e sai de Nova Russas, está é sua função. A transparência pública tem que ser alimentada diariamente, então os senhores vereadores de Nova Russas tem hoje essa ferramenta de acompanhamento em tempo real do que é gasto no município. Vereadores de Nova Russas, acordem para isso, tenham uma visão macro de que representam a fiscalização de orçamento de mais de 50 Milhões por ano, e o que vemos em Nova Russas??? Se a gestão é ineficiente com a alocação dos gastos, a Câmara não pode se calar para absurdos como o relatado aqui. Quantos filhos e entes queridos não se vão diariamente por falta de remédio, por melhores estruturas que são contra argumentadas pela falta de recursos, e vemos o município de Nova Russas gastar em apenas 4 meses o TRIPLO de Crateús com material de consumo. É UMA VERGONHA A SITUAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS DE NOVA RUSSAS...

Um comentário:

  1. Prezado Sr., recomendamos imparcialidade e sugerimos que comente também o ítem Serviços de Terceiros Pessoa Jurídica, da Prefeitura de Crateús,que, sozinho, somou mais de 7 milhões,enquanto que todos os gastos da Prefeitura de Nova Russas não chegaram aos sete milhões e meio.

    ResponderExcluir