terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

NOVA RUSSAS GASTA MAIS DE 3 MIL REAIS POR DIA NA COLETA DE LIXO...

Fonte: Facebook

Pra ser mais exato o valor é de R$ 3.301,37 (Três Mil Trezentos e Três Reais e Trinta e Sete Centavos) por dia que o Município de Nova Russas gasta com a coleta de lixo (Baseado nos pagamentos feitos em 2014). Esse sistema de coleta é arcaico, sem nenhuma seletividade, e que acumula entulhos de lixo num aterro ultrapassado e ecologicamente incorreto. Mas não seria muito dinheiro para se gastar com a simples coleta de lixo???
Fonte: TCM
O lixo traduz saúde pública preventiva, é de fundamental importância para nossa saúde destinos ecologicamente corretos para o lixo de Nova Russas, e até onde sei, o aterro que recepciona os resíduos é algo degenerante. Então me indago o por que de uma cifra que ultrapassa os R$ 1.205.000,00 (UM MILHÃO E DUZENTOS E CINCO MIL REAIS) POR ANO somente para coletar lixo??? A mão de obra utilizada nesse serviço é de baixíssimo custo, os carros e coletas não são em sua maioria compactadores e o serviço é feito em grande parte pela mão humana.
Acredito que por ser um serviço continuo, já que a cidade não pode ficar sem coleta, pois ai se entulharia dejetos pela cidade, deve ser, no meu entendimento, não terceirizado e sim feito pelo próprio município, com garis concursados e infra estrutura da própria Prefeitura de Nova Russas, acredito que certamente sairia pela metade desse valor que hoje é pago pela terceirização. Como se admitir um modelo de coleta terceirizado, num serviço tido como continuo??? Por que pro serviço público tudo tem que ser mais caro???? Assisto Nova Russa a vários anos gastar milhões em terceirização da coleta de lixo, e não vi nenhum gestor de bom senso idealizar uma coleta própria, com equipamento do próprio município, haja vista que empregaria de fato ao município, colocaria vinculado a Secretaria de Infra-Estrutura, e patrimonializaria o município com equipamentos para tal feito.
O lixo de Nova Russas precisa de planejamento, e bom senso de não deixar milhares de reais por ano ir pelo ralo do desperdício, por que dinheiro há, o que não existe é economia e otimização com o dinheiro público.
Fonte: facebook

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário