quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

ADUTORA DE 82 MILHÕES QUE LEVARÁ ÁGUA PARA NOVA RUSSAS CAUSA TRANSTORNO, DESTRUIÇÃO E FERE PESSOAS EM FLORES IPU

Nada contra ações emergenciais, contanto que tenha propósitos fins de realmente amenizar o sofrimento das pessoas e não desperdice demasiadamente dinheiro público. A obra da adutora que foi proposta pelo Governo do Estado em meio ao período eleitoral, é a meu ver um grande elefante branco que com a carga de recursos aplicados nela, se poderia  outras ações que viabilizasse a vazão d'água de Nova Russas, como é o nosso caso.
Feita as pressas para justificar a falta de planejamento do poder público no convivio com a seca, a adutora de 82 milhões é hoje um gargalo que pode se tornar algo bem mais problemático no futuro, pois o Açude Araras está seco, com algo em torno de 9,70% de sua capacidade d'água, e esperar por chuva, temos um reservatório de acumulo de 12.000 m3 de água, que é o Farias de Sousa. Advogo a tese de que se gastaria bem menos se fosse perfurado poços com grandes vazões e profundidade, como os exemplos de Uruçui e Bom Jesus no Piaui, cidade no meio do sertão que viraram oasis.
O que falta a nossos gestores é INICIATIVA e espirito público, falta pensar mais na coletividade do que na conta bancária. Enfim a seca é secular, mas o homem hoje é tecnologicmente suficiente para conviver com ela. Minimizar custos e otimizar resultado é vital para quem lida com o dinheiro público. O incidente narrado no inicio da matéria é fruto da pressão não da água, mas a política, dos Prefeitos em criar um evento festivo e derramar algumas gotas d'água na população. O que eles querem é um número, e não a solução do problema.

As fotos abaixo mostra que a pressa é inimiga da perfeição, e ocorreu na comunidade de Flores em Ipu. Veja matéria no site Ipu Noticias, com reportagem de Francisco José:

"A potência da água causou um forte vazamento em canos de uma adutora, que levarão água do açude Araras para as cidades de Nova Russas e Crateús. O vazamento foi seguido de um violento jato d'água, que invadiu as residências bem próximas da rede, derrubou pessoas causando ferimentos nas mesmas, danificou móveis e gerou muito pavor nos moradores afetados.

Conforme nos foi dito por moradores que sofreram e tiveram prejuízos materiais, Tudo aconteceu quando houve a ligação de um motor de um enorme depósito de água, localizado a poucos metros das residências. Foi apenas um teste, pois de acordo com o projeto que é do governo estadual, será a potência de quatro motores para realizar o bombeamento. Fato que está aterrorizando aqueles cidadão que residem muito próximos da casa que abriga o motor e que contém um depósito gigante de água. 
Os moradores estão bastante apreensivos, e pedem que as tubulações sejam deslocadas para mais distantes de suas residências, já que ficou provado que há um grande risco de mais uma "explosão das águas do Araras"."

Vejam o que os moradores de Flores narraram o episódio em Flores:









Nenhum comentário:

Postar um comentário