sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

MUDA DE IDADE HOJE...

Ou seria amanhã... O fato que que hoje muda de idade o meu primo Valdelio Abreu... Que curiosamente nasceu num ano bissexto, e que aniversaria 29 de fevereiro, mas como este ano fevereiro não é de 29 dias, comemoramos hoje a passagem do seu aniversário. Desejo a esse meu irmão toda a felicidade do mundo, e que o Deus todo poderoso possas abençoar abundantemente sua vida.

Parabéns!!!

EIS O TRIO ALUGADO POR 126 MIL REAIS, QUE ANIMARÁ O CARNAVAL DE NOVA RUSSAS...

Fonte: facebook

SOBRAL É SOBRAL...


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PREFEITURA DE NOVA RUSSAS DEVE GASTAR QUASE 400 MIL REAIS PARA FAZER O CARNAVAL...

Dados do Portal da Transparência, informam que a Prefeitura Municipal de Nova Russas na Licitação nº 01/14-PP-CULT/2014    deverá gastar em dados presumidamente divulgados a bagatela de 384.100,00 (Trezentos e Oitenta e Quatro Mil e Cem Reais) para realizar a festa de carnaval 2014 em Nova Russas. Em meio a uma situação adversa pelo qual o município vem passando, com atrasos salariais, estiagem em ascensão, uma seca prevista para o decorrer do ano, um sistema de saúde deficitário e com vários focos de ineficiência, uma infraestrutura de pavimentação não feita, mesmo o Prefeito tendo se comprometido a asfaltar tudo para o carnaval, a Prefeitura de Nova Russas deverá realizar uma grande festa.
Não consigo enxergar uma administração sem PLANEJAMENTO... Planejar é o primeiro e principal principio da Ciência da Administração, e que deve permear todas as ações inerentes a esta. Nova Russas precisa ser gerenciada com olhos no futuro. Se precavendo sempre para o pior... Não sou contra nenhuma festa, mais que se faça de forma planejada, com os pés fincados no chão e com responsabilidade de quem manuseia o alheio. Como diz o poeta: Enxergo um muro de hipocrisia que insiste em nos rodear em Nova Russas, que insiste em marketear as coisas e maquiar as mazelas, e não simplesmente enfrentá-las e trazer a sociedade para o núcleo do debate. 
Como Nova Russas vai ter uma despesa demasiada com o Carnaval, estando em condição de colapso nas contas públicas? Externando mais de 61% de tudo o que se arrecada com a folha de pagamento de pessoal? Enfim, levanto questionamentos para fazer você amigo leitor, a quem sou eternamente grato, refletir sobre questões que são inerentes a coisa pública. Poderíamos realizar uma festa mais modesta, e ai manteríamos a tradição e seriamos responsáveis com o dinheiro público, mas o excesso de exibicionismo prefere contratar por exemplo, uma carreta para puxar uma banda em cima, pelo mimo de 126 MIL REAIS... Francamente, é uma piada, uma brincadeira de péssimo gosto, com a ignorância de mensuração do povo.
A sociedade de Nova Russas não pode assistir a esse absurdo calada, não imagino uma organização social dentro da racionalidade em se pensar em futuro, com uma posição de mero espectador que assiste pacificamente a derrocada da coisa pública. Precisamos ter uma postura mais cobrativa, mais enérgica, cobrar mais dos nossos votados, e reivindicar deles o mínimo de austeridade.

Veja abaixo os gastos relacionados a licitação do Carnaval:
Fonte: TCM

CRESCE PRESSÃO SOBRE OS PREFEITOS DEVIDO AO CARNAVAL...

REVISTA EXAME DESTA SEMANA ALERTA A BOLHA IMOBILIÁRIA...


CHARGE DO DIA...


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

NOVA RUSSAS GASTOU MAIS DE 1 MILHÃO DE REAIS COM LOCAÇÃO DE PAUS DE ARARAS...

Gerencialmente falando, há uma discrepância entre a forma como se administra o município de Nova Russas, e a lógica natural das coisas. Naturalmente as pessoas preferem adquirir a casa própria do que pagar aluguel, preferem comprar o carro próprio do que alugar um, enfim... Porque na Prefeitura de Nova Russas, se prefere gastar demasiadamente o dinheiro público com aluguel de carros para o transporte escolar, ao invés de se ter uma frota própria?
Isso sem falar da qualidade dos carros locados para transportar os alunos, que não só deixam a desejar, como também coloca diariamente a vida dos alunos em risco. Os famosos Paus de Araras, são culturalmente um transporte rudimentar usado em todo o nosso Nordeste, mas assim como o jumento, tornou-se uma tecnologia obsoleta, e que nos dias de hoje trás muitos riscos, custos e transforma a travessia do aluno de suas casa a busca do conhecimento perigosa. Nova Russas teve um dispêndio de mais de 1 Milhão de Reais somente com locações do tipo Paus de Araras, em sua grande maioria, em 2013, como segue relatórios do Portal da Transparência:
Fonte: TCM

Fonte: TCM

Questiono os nobres administradores de Nova Russas: Não seria interessante se imobilizar todo esse dinheiro na compra de ônibus, mesmo que usados, mais que traria mais conforto, comodidade e segurança para os jovens de Nova Russas? Porque essa terceirização demasiada e que reflete em gastos absurdos em apenas um ano? Como se ter sensibilidade com o povo, transportando nosso futuro como se transporta animais? Não daria a cifra acima para comprar uma frota de ônibus para Nova Russas?
O povo de Nova Russas está evoluindo, e percebo com alegria a forma mais cobrativa da sociedade local, o que nos reporta a louvar atitudes como a da Vereadora Toinha do Capitão, que na última sessão da câmara colocou o pertinente projeto que visa acabar com o uso dos Paus de Araras no transporte dos estudantes. O referido projeto certamente balizará a forma como o Executivo tratará o assunto daqui por diante, ao mesmo ponto que me reporto aos 13 vereadores de Nova Russas, para que larguem as amarras da submissão, e se submetam ao povo que precisa que este serviço seja melhorado, rogo aos parlamentares da minha terra que aprovem o projeto da vereadora Toinha, pois o mesmo não tem conotação politiqueira, mais sim trata-se de um beneficio para todo o município de Nova Russas.

É como penso...

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PARABENIZO AO JOVEM CONTERRÂNEO PELA CONQUISTA QUE DEVE INSPIRAR MUITOS OUTROS DA MINHA TERRA...

COM 777,52 NO ENEM JOVEM DE NOVA RUSSAS É APROVADO EM MEDICINA AINDA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Mais uma vez! Um estonteante raio de aprovação caiu na Princesa do Norte e no mesmo lugar!

No ano passado até a imprensa nacional através da Rede Globo esteve em Sobral (clique aqui) para conferir a faceta estudantil do jovem Tiago Dirceu Galdino Saraiva, aluno FBque com apenas 15 anos e cursando o 1º ano do Ensino Médio prestou a prova do ENEM e em seguida foi aprovado no curso de Medicina da UFC, um dos mais concorridos do país.

O exemplo de Tiago Dirceu deixou a certeza em seus companheiros de FB Sobralense que nada é impossível para aqueles que fazem parte do Colégio que é pelo quarto ano consecutivo, apontado pelo MEC/Inep de acordo com o rankeamento das escolas via ENEM, como o melhor de Sobral e da região Norte.

E foi com esse pensamento que o jovem João Lucas Linhares resolveu ir adiante, e assim como Dirceu também cursando o 1º ano do Ensino Médio, buscou antecipar a realização do seu sonho de entrar para o conceituado curso de Medicina da UFC.
Ontem no final da tarde com a divulgação da segunda chamada dos classificáveis da ampla concorrência, João Lucas estava entre convocados! Daí em diante tudo foi festa no FB, e o aluno que é natural de Nova Russas foi literalmente pintado com tinta verde e teve sua cabeça tradicionalmente raspada por seus colegas de classe.
João Lucas Ferreira Linhares obteve a extraordinária pontuação de 777,52 na prova do ENEM que foi aplicada no final do ano passado. Filho da professora Maria do Socorro Ferreira Linhares e do comerciário Jose Linhares Vasconcelos, o futuro médico é mais um dos milhares de jovens talentosos da região norte que buscam no FB Sobralense a otimização do seu conhecimento, e assim serem potencializados para lograr êxito nos vestibulares mais concorridos do Brasil.

TCM QUER QUE NOVA RUSSAS E MAIS 43 MUNICIPIOS EXPLIQUE GASTOS COM O CARNAVAL...

Os gastos com festejos de Carnaval em 44 municípios cearenses terão de ser detalhados pelas respectivas prefeituras até amanhã. A solicitação foi feita ontem pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), após fiscalização em 52 cidades que, até o início da semana passada, haviam publicado licitações para eventos no Diário Oficial. Do total fiscalizado, oito anunciaram a suspensão de festas. A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE) também prepara, para hoje, relatório com dados sobre quais cidades manterão festejos. 
Fonte: O Povo

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ZEZÉ CARLOS E SEUS 80 ANOS...

Um ícone do empreendorismo cearense, Zezé Carlos completa 80 anos de vida e de boas histórias que são guardas por muitos como ensinamentos para a vida prática. Um homem a frente do seu tempo, um visionário, que teve a coragem de desbravar caminhos ainda não percorridos, e vislumbrou um horizonte de sucesso, que permeia por todas as empresas que o Zezé botou a mão.
Zezé iniciou sua primeira empreitada para Brasília, levando imigrantes, num caminhão da marca Chevrolet 1962 semelhante ao ganho de presente nesta data, que fora comprado e reformado por seus filhos. Iniciou sua labuta de forma rudimentar e hoje aglomera em suas empresas uma frota que chega a mais de 800 ônibus.

Zezé é para o Ipu, uma figura meio que lendária, um homem do povo, que teve sucesso na sua empreitada de vida, e que optou viver perto do seu povo, como forma de exemplificar-nos. É homem público, e de grande aceitação popular. Fundador da empresa Ipu-Brasilia em 1966 que depois deu lugar a VIPU em 1987, José Carlos Sobrinho, o Zezé, entrou oficialmente na política ipuense em 1988 herdando a liderança do grupo Rocha Aguiar, quando se candidatou a Prefeito pelo PTB tendo como Vice Simão Martins. Derrotado por Milton Pereira em sua primeira tentativa, Zezé se candidatou novamente em 1992 e venceu as eleições derrotando Dr. Cacá Martins. Em 1996 conseguiu eleger seu sucessor Simão Martins, e em 2000 teve mais uma acachapante vitória ao eleger a dupla Marcelo Carlos-Toinha para o executivo local.

Parabenizo ao amigo e mestre Zezé Carlos, e conjuntamente a família na pessoa do amigo de longas datas Marcelo Carlos.

Parabéns...

PIADA DO DIA...

Um deputado está andando tranqüilamente quando é atropelado e morre. 
A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.
 

      -'Bem-vindo ao Paraíso!'; diz São Pedro

 

      -'Antes que você entre, há um probleminha.

 

      Raramente vemos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o que  fazer com você.

 

      -'Não vejo problema, é só me deixar entrar', diz o antigo  deputado.

 

      -'Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte:

 

      Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade.

 

      -'Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso diz o deputado.

 

      -'Desculpe, mas temos as nossas regras. '

 

      Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce, desce, desce até o  Inferno.

 

      A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe.

 

      Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os  quais havia trabalhado.

 

      Todos muito felizes em traje social.

 

      Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em  que ficaram ricos às custas do povo.

 

      Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar.

 

      Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas.

 

      Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora.

 

      Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe.

 

      Ele sobe, sobe, sobe e porta se abre outra vez. São Pedro está esperando por  ele..

 

      Agora é a vez de visitar o Paraíso.

 

      Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que  andam de nuvem em  nuvem, tocando harpas e cantando.

 

      Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro retorna.

 

      -' E aí ? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso.

 

      Agora escolha a sua casa eterna.' Ele pensa um minuto e responde:

 

      -'Olha, eu nunca pensei .. O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar  melhor no Inferno.'

 

      Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o  Inferno.

 

      A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo.

 

      Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e colocando em sacos pretos.

 

      O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do deputado.

 

      -' Não estou entendendo', - gagueja o deputado - 'Ontem mesmo eu estive aqui  e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados!!!'

 

      O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:


 
-'Ontem estávamos em campanha.
Agora, já conseguimos o seu voto...'  

NOVARUSSENSE JOÃO BATISTA PONTES LANÇA SEU LIVRO EM BRASÍLIA...

Em concorrida noite de autógrafos o intelectual Novarussense João Batista Pontes lança seu livro "Tantas Despedidas" na capital Federal. Novarusenses e Cearenses em geral prestigiaram a noite autografo, e que pelas fotos abaixo afirma o escritor como orgulho Novarussense nas artes literárias...


Fonte: facebook

Fonte: facebook

Fonte: facebook

...

PENSE NISSO...


"O CONHECIMENTO LHE LIBERTA"

Especialmente para músicos, artistas, pintores, escritores, protetores da nossa cultura. De acordo com a Constituição Federal, art. 5º, inciso IX: É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

NOVA RUSSAS GASTOU MAIS DE 27 MILHÕES EM 2013 COM MÃO DE OBRA...

Do prisma administrativo é certamente um descalabro mencionar um inchaço da folha de pagamento diante da Receita Corrente Liquida de Nova Russas no último ano. Em média, 61,65% de tudo o que passou no município de Nova Russas em 2013, foi direcionada pela atual gestão para pagamento de pessoal (Segundo Relatório Gerencial do terceiro quatrimestre do TCM),  ou seja, uma verdadeira desadministração do dinheiro público, um total desajuste nas contas públicas. Indago aqueles que defendem o prefeito, e dizem que o mesmo estava em 2013 organizando a casa, para avançar neste ano. O Relatório de Acompanhamento Gerencial, emitido pelo TCM, com base em dados informados pela própria gestão no SIM (Sistema de Informações Municipais), são fundamentos para a conclusão do TCM de que o município de Nova Russas ultrapassou os limites totais de despesa com pessoal, ferindo as determinações contidas no Art 19, III e 20, III, letra b, da Lei Complementar nº 01/00.
Os dados do referido Relatório do TCM, nos faz ter certeza que a gestão pública de Nova Russas não arrumou em nada a casa em 2013 para o crescimento, que o prometismo e a falta de zelo com o público nos remete a certeza de que o empreguismo e a politicagem barata, se sobrepõe aos princípios basilares da Administração Pública. Onde está aquele candidato que ia tirar Nova Russas da UTI? Será que é gastando mais de 61% da receita do município, que o mesmo irá fomentar o emprego e a distribuição de renda? Onde está a atração de indústrias prometidas nos palanques de campanha? Cadê aquele candidato articulado até mesmo com a Presidenta Dilma, que norteou seus santinhos? Enfim, precisamos de condutas administrativas mais coerentes com a realidade da nossa gente.
É pertinente dizer que incorre em ato de improbidade administrativa, toda ação onerosa ao erário da gestão diante do absurdo relatado nesse relatório. A desadministração de Nova Russas não busca melhoria, um ano já foi visto que pouco se buscou, que pouco se arranjou, que quase nada se gerou. Muito me preocupa, na qualidade de Administrador que sou, quanto aos números que se apresentam nesse relatório, e me remete a afirmar que o município precisa urgentemente passar por uma reformulação administrativa, e uma reorganização de pessoal. Um concurso público talvez seria uma das formas de regularizar muitos e erradicar o terceirizado, que na contramão do ordenamento jurídico, Nova Russas contrata demasiadamente pessoas por tempo determinado.
Aqui falo como filho desta terra, e que quero de fato que a coisa ande e prospere. Ainda a tempo, reveja suas posturas administrativas, replaneje Nova Russas. Precisamos de um planejamento na sua essência, em sua conduta de caminhar para as próximas gerações. Nós que vivenciamos o meio político, não podemos deixar Nova Russas caminhar para o estrangulamento das contas públicas, e nem virar uma esmoleo dos recursos do estado e da união. Precisamos de um gerente que administre o município não para ser reeleito ou ganhar a eleição seguinte, mais para desmaquiar os dados e chamar a sociedade organizada para o debate e a participação na gestão. De nada adianta o marketing barato camuflar as coisa, pois os números traduzem estes com a dureza da realidade. 

Precisamos ter num futuro, um lugar melhor para vivermos...

APENAS MARINA E JOAQUIM BARBOSA PODERIAM FORÇAR 2º TURNO DIZ DATAFOLHA...

Por enquanto, o único fator que pode causar alguma disrupção para Dilma Rousseff no cenário da eleição presidencial é a eventual entrada de Joaquim Barbosa e Marina Silva na disputa --algo que hoje parece improvável. Nessa hipótese testada pelo Datafolha na pesquisa dos dias 19 e 20, Dilma Rousseff (PT) lidera com 40%. No entanto, a soma dos adversários da presidente chega a 43%, assim divididos: Marina Silva (PSB) pontua 17%; Joaquim Barbosa (sem partido) tem 14% e Aécio Neves (PSDB) marca 12%. Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, não é possível dizer que haveria segundo turno. 
Há uma situação de empate técnico quase no limite estatístico da pesquisa. Ainda assim, essa seria hoje a única situação em que a presidente Dilma Rousseff ficaria mais apertada para vencer a disputa pelo Planalto. Quando sai Marina Silva e entra Eduardo Campos, a taxa de intenção de votos do candidato do PSB é de 8%. Aécio fica com 14%. Joaquim pontua 16%. Juntos, os três somam 38% contra 42% de Dilma Rousseff. A diferença de quatro pontos percentuais é o limite máximo da margem de erro --uma situação pouco provável de se materializar na prática. O Datafolha testou os nomes de Joaquim Barbosa e de Marina Silva porque ambos sempre aparecem nas análises políticas de vários partidos. Mas eles têm dado sinais de que não participarão da corrida presidencial de outubro deste ano. Marina Silva pode não disputar nenhum cargo ou, opção mais provável hoje, ser a candidata a vice-presidente na chapa encabeçada por Eduardo Campos. Joaquim Barbosa tem reiterado que não será candidato a presidente da República neste ano. Deixa em aberto nas suas declarações uma eventual disputa a outros cargos ""por exemplo, a vaga ao Senado pelo Estado do Rio de Janeiro, onde o magistrado tem domicílio eleitoral. Para estar apto a disputar um cargo, Barbosa precisa deixar o STF até 5 de abril (seis meses antes da eleição) e se filiar a um partido.
Fonte: 180graus, com informações de Folha de São Paulo.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

JUSTIÇA RECOMENDA CANCELAR O CARNAVAL DE SANTA QUITÉRIA...

O município de Santa Quitéria, a 222,2 km de Fortaleza, pode não ter Carnaval este ano. É que o Ministério Público do Ceará (MP-CE) expediu uma recomendação à Prefeitura da cidade pedindo a revogação do procedimento licitatório e da rescisão do contrato referentes ao Carnaval 2014. A festa, conhecida como "Carnaquitéria”, está orçada em mais de R$ 400 mil. O documento foi expedido nesta quarta-feira, dia 19, pelos promotores de Justiça Déric Funck Leite e Luciana Costa Girão Pierre.

“Após duas reuniões com os secretários de Cultura e Turismo do Município, foi verificado que a Prefeitura pretende realizar um gasto que supera R$ 400 mil com a contratação de quatro bandas de forró, estrutura de palco, banheiros químicos, segurança privada, etc. O Ministério Público manifestou entendimento contrário ao gasto excessivo do dinheiro público com eventos considerados totalmente descabidos frente às reais necessidades da população de Santa Quitéria”, explicam os promotores.

Na recomendação, o MP argumenta que a Prefeitura se encontra em situação de déficit financeiro, com pagamentos de salários de servidores em atraso desde 2012, e que desde 2013 não é feita a recomposição dos salários. Além disso, destaca que já houve uma decisão judicial favorável a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Servidores, que pedia o pagamento dos valores em atraso, mas o poder municipal alega não ter dinheiro para pagar.

Fonte: O Povo

HIDROLÂNDIA CANCELA O CARNAVAL...

Secretário de cultura confirma cancelamento do carnaval de Hidrolândia

O Secretário de Cultura do Município de Hidrolândia, Samuel Mourão, anunciou em entrevista concedida ao Blog Hidrolândia 24 horas, na noite desta quarta-feira (19), que a Prefeitura Municipal não irá realizar o Carnaval deste ano. 
De acordo com o secretário, a decisão foi tomada em razão de vários fatores, dentre eles, os altos custos do evento e ao cancelamento de recursos repassados pela Casa Civil do Estado do Ceará, previsto no orçamento para a realização do Hidro Folia de 2014.

Fonte: http://hidro24horas.blogspot.com.br/2014/02/secretario-de-cultura-confirma.html

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CID PROÍBE VERBAS PARA O CARNAVAL...

Fonte: Google
A Casa Civil e a Secretaria de Turismo receberam o aviso: o Estado não vai liberar verba para festas de carnaval. Motivo: evitar que mais pessoas viagem para locais onde existe problema de abastecimento de água. Cerca de 60 prefeituras solicitaram apoio do Estado para contratação de bandas. Receberam não. Fortaleza, São Gonçalo e Aracati que não sofrem com o problema da falta d’água podem ficar fora. Mesmo assim o Governo não deve liberar verba.

É visível a preocupação de Cid Gomes com a seca prolongada. A estiagem está tirando o sono do governador. Já falam que é a maior seca desde 1931. Estamos em fevereiro, no final do segundo mês do ano, e nada e chuva, nas nascentes dos rios que abastecem os açudes do Ceará. É grande a tensão dentro do governo. O Estado está planejando um formato para atenuar o sofrimento das pessoas e animais. O plano passa pela ideia de se evitar o ambiente de pânico.

Fonte: Blog do Roberto Moreira

GRANDE ESTRUTURA É CONTRATADA PARA O CARNAVAL DE NOVA RUSSAS...

TCM
Muito me espanta a audácia administrativa da gestão pública de Nova Russas de subestimar a inteligência, a orientação das autoridades competentes e a capacidade critica da população, que passa por diversas mazelas, em contratar uma estrutura carnavalesca que deixa muitas cidades praianas pra trás. Nova Russas nos últimos meses passa por um colapso no abastecimento d'água, uma saúde debilitadissima, sem investimentos em diversas áreas, e a mercê de verbas no conta gotas das esferas estaduais e federais.
O carnaval deste ano em Nova Russas, deveria ser pautado na sensibilidade administrativa de se notar que o município tem outras prioridades. Consta no portal da transparência a publicação da licitação do carnaval de Nova Russas, que tinha data marcada para fechamento ontem, 18. No anexo 1 da licitação abaixo, notamos uma mega estrutura que contém UM TRIO ELÉTRICO TIPO CARRETA, CINCO BANDAS: duas locais, duas estaduais e uma nacional, ORNAMENTAÇÃO DA CIDADE, INFRA ESTRUTURA DE APOIO E MÍDIA E DIVULGAÇÃO.
TCM

TCM

TCM

Onde está a coerência administrativa entre os gastos desordenados com festas e o sofrimento do povo de Nova Russas? Cadê a lógica de se gastar mais do que se ganha? Será que em suas respectivas casas, esses gestores saem pra festa com a geladeira vazia? Com a coisa pública, deveria ser igual... O zelo deveria ser prudente. Precisamos acordar para práticas administrativas que só vislumbram o marketing do prefeito. Rasgando um dos principios basilares da gestão pública, que o da IMPESSOALIDADE. Caros leitores, compreendam que o cargo de prefeito é transitório, mais a população fica a mercer de ações descabidas de uma mente que detém a centralização das decisões.
Pagar salário em dia... Em Nova Russas agora é lei, e se não me falhe a memória, é um projeto da vereadora Toinha do Capitão, que obriga todo dia 5 de cada mês como data limite para a gestão pagar o funcionalismo. Se faltava normatização, agora tem. Louvável a iniciativa da vereadora. Mas não me venham argumentar que  coisa tá boa só porque está pagando em dia, e nem sei se estar mesmo, mas o fato é que trata-se de um premissa laboral instituída na relação de trabalho... Quem trabalha quer receber.
Precisamos em Nova Russas de mais do que maquiar os dados, mais do que marketiar a coisa pública, precisamos de fato de um gerente que resolva e bote os serviços públicos para andar. Chega de PÃO E CIRCO.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

NOVA LEI DAS LICITAÇÕES PRIORIZA OS FORNECEDORES LOCAIS...

Depois do Carnaval, a Comissão de Infraestrutura do Senado começa a analisar o projeto de lei 559/2013 que estabelece a nova Lei de Licitações, substituindo a atual lei sobre compras públicas, a lei 8.666, em vigor há 21 anos, mas que já sofreu inúmeras mudanças. Uma das novidades é que o projeto, aprovado em dezembro em comissão especial, apesar de incentivar o uso de recursos eletrônicos, admite a realização de licitações presenciais, conferindo atenção a mercados locais e ao fornecedor local.
Outra novidade é que a proposta retira o peso do preço como fator decisivo para a definição do vencedor da licitação, especialmente em obras e serviços especializados.
“Segue-se, por isso, aqui também, a lógica de que em casos de bens e serviços, quando especiais, de mais complexa identificação no mercado, o preço, por si, não deve ser central para a contratação, sob risco de comprometimento da execução contratual”, afirma o relatório da proposta, assinado pela senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), como relatora, e pelo
senador Waldemir Moka (PMDB-MS), como relator-revisor.
Em um dos artigos, o projeto torna “explícita a admissão das licitações presenciais nos casos de obras e serviços de engenharia cujo valor estimado for inferior a R$ 1.500.000,00 (hum milhão e quinhentos mil reais) e de compras e de outros serviços, cujo valor estimado seja inferior a R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais)”. Ou seja os fornecedores locais terão mais chances de participar e ganhar as licitações.
No que se refere ao Termo de referência, o projeto estabelece que o Termo de Referência, documento que orienta a licitação, deve também dar atenção ao mercado local quando houver parcelamento da aquisição de bens e da contratação de serviços. Segundo o texto, o licitante deve observar “a necessidade de aproveitar as peculiaridades do mercado local, visando a economicidade, sempre que possível, desde que atendidos os parâmetros de qualidade”.
A matéria já recebeu 54 emendas, 30 delas do senador Francisco Dorneles (PP-RJ), que foi designado para relatar a matéria na Comissão de Infraestrutura. O texto ainda tramitação ainda nas comissões de Assuntos Econômicos e de Constituição e Justiça antes de ir ao plenário.
 
Dispensa e exigibilidade
Outra inovação introduzida pelo projeto é a responsabilização solidária da empresa ou prestador de serviços pelo dano causado ao erário na contratação direta indevida, por dispensa ou inexigibilidade de licitação. De acordo com o projeto, a autoridade máxima da administração contratante e os tribunais de contas deverão avaliar, periodicamente, o desempenho dos agentes que motivem ou autorizem a contratação direta indevida, promovendo a responsabilização, quando verificada irregularidade.
A proposta da comissão veda a contratação direta para a execução de atividades técnicas especializadas relacionadas, direta ou indiretamente, a obras e serviços de engenharia ou arquitetura.
O projeto institui a licitação para registro de preços permanente. Por essa modalidade, a existência de preços registrados implica compromisso de fornecimento nas condições estabelecidas, mas não obriga a administração a contratar.

Ampla reforma
O projeto significa uma ampla reforma da Lei de Licitações (8.666/1993). Elimina, por exemplo, a carta-convite e a tomada de preços, e revoga algumas leis em vigor, como a própria 8.666/1993 e as que instituíram o regime diferenciado de contratações públicas (12.462/2011) e o pregão (10.520/2002).
Presidida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB),  a comissão que fez a proposta foi instalada em maio do ano passado. Desde 1993, ano da publicação da Lei 8.666, a legislação voltada para compras públicas no Brasil vem sofrendo mudanças pontuais, por meio de 80 normas, das quais 61 medidas provisórias e 19 leis. Nesses 20 anos de existência, já foram apresentadas mais de 600 propostas de mudanças: 518 na Câmara dos Deputados e 157 do Senado.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou uma série de sugestões, com base em estudo da Consultoria Legislativa do Senado, que poderão ser analisadas pelas comissões permanentes do Senado. Entre essas sugestões está um “ajuste fino” no artigo 88 do projeto, que trata dos convênios com entidades não governamentais (ONGs).
A própria relatora, senadora Kátia Abreu, teve o cuidado de evitar que o projeto incluísse modalidades de contratação do setor público com características específicas, como concessões (Lei 8.987/1995), parcerias público-privadas (Lei 11.079/2004) e licitações de publicidade (Lei 12.232/2010) e de produtos de defesa (Lei 12.598/2012).

Inversão de fases
Com 14 capítulos, o projeto traz várias inovações, como a inversão de fases – o julgamento das propostas antes da habilitação. Kátia Abreu apontou duas vantagens nessa inversão: gera economia para a administração, que examina apenas a habilitação do vencedor; e dificulta a manipulação da licitação por cartéis, por impedir “a ação conjunta de grupos de licitantes sobre concorrentes não participantes do conluio”.
O projeto introduz nova regra para a contratação de projetos – falhas nessa etapa são apontadas como um dos principais problemas de obras no Brasil. A escolha, nesse tipo de serviço, poderá se dar por meio de concurso ou de licitação que adote o critério de julgamento de técnica e preço, na proporção de 70% por 30%.
A administração poderá contratar a execução de obras e serviços de engenharia pelo sistema de registro de preços. Os casos para essa modalidade são limitados à existência de projetos padronizados, sem complexidade técnica e operacional; e à necessidade permanente ou frequente das obras ou serviços a serem contratados.
ABNOR GONDIM / AGÊNCIA SENADO

"Será que esse caminho de denuncias é realmente o caminho a ser seguido? "

A pergunta do titulo dessa matéria finaliza um texto publicado ontem no blog Ceará Noticias, e de fato nos faz refletir, como propunha sei feitor. De fato denunciar, ou colocar a boca no mundo, ou expressar pensamentos contrários, ou divergir, ou contradizer, causa incomodo, insatisfação, preocupação, insegurança, mas também leva a população a refletir e questionar proposituras.
Afinal, a prefeitura, o poder público constituído, a organização social, não são elementos que norteiam e regem o cotidiano do povo? Então acredita-se que este povo tem que ter uma postura mais cobrativa, e estar mais sensível para cobrar dos REPRESENTANTES mais eficácia na gestão da coisa pública. O erro no público, é de interesse de todos que compõe esta sociedade, o que parece que no caso de Nova Russas algumas cabeças retrógradas ainda defendem uma postura inerte a vontade do prefeito ou do vereador.
O ato de denunciar está facultado a todo cidadão insatisfeito, e que vislumbra dias melhores para Nova Russas. O fato de uma batalha vencida não se pode pre-julgar que os demais entendimentos sejam iguais. A guerra é longa e cheia de surpresas. E enquanto não se exaurirem recursos para lutar, não se desiste de pequenas batalhas com o propósito de vencer a guerra. 
A outra parte precisa ser ouvida para que o julgamento se torne válido. A democracia só tem de fato legitimidade se a oposição se contrapor, se manifestar e apontar eventuais erros de situação, se buscar entendimento e reivindicar a priorização do interesse público. Como se questionar a denuncia de um opositor? Simples, mostrando que o mesmo está errado.
Na qualidade de opositor, queremos de fato que o Prefeito de Nova Russas faça. Só isso... Mas é notório que Nova Russas está abandonada a própria sorte, e que ao invés de nos calar com feitos, tentam nos amordaçar com ações que beiram a intolerância. Cobramos, denunciamos, por que queremos que o Prefeito mostre a que veio, para que os vereadores que são pagos com o dinheiro público saiam da saia do poder e exerçam sua verdadeira postura constitucional. 
Nova Russas só sairá da inércia que ai se apresenta, quando a sociedade tiver uma postura mais cobrativa.

CURTISSIMA...

O presidenciável Eduardo Campos está oferecendo apoio do PSB à candidatura do senador Eunício Oliveira (PMDB) ao governo do Ceará. Os socialistas também apoiariam a reeleição do senador Inácio Arruda (PCdoB).
Fonte: Ilimar Franco

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

POPULAÇÃO DE NOVA RUSSAS PUBLICA EM REDES SOCIAIS CONTAS DE ÁGUA AUMENTADAS E EMITIDAS PELO SAAE...

Um fato pitoresco em que a população de Nova Russas vai as redes sociais e publica as contas de água emitidas pelo SAAE de Nova Russas, para manifestar a insatisfação com o aumento da água fornecida pelo SAAE de Nova Russas, e em contrapartida recebe uma água de péssima qualidade, que já foi pauta nessa semana de matéria em jornal de circulação estadual, como é o caso do Diário do Nordeste.
Fonte: Facebook

MATÉRIA DO DIÁRIO DO NORDESTE:

TOMADAS DE CONTAS ESPECIAL CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE NOVA RUSSAS...

Muito me espanta a forma dessincronizada com que a mídia estrumada pela atual gestão de Nova Russas tenta a todo custo transparecer para o povo que o fogo não tá alto. Vejamos, em matéria divulgada no blog situacionista, é descrito na data de ontem um pedido de arquivamento de uma denuncia feita ao TCM pelo Ministério Público de Contas. De fato é verdade, mas no meio do universo de 13 denuncias, somente uma foi PEDIDO pelo MP o arquivamento, alegando qua denuncia é genérica e tem que ser melhor especificado, o que está sendo providenciado. Tem que se levar em consideração que que não necessariamente o relator acompanhe o que o MP quer. 
Mas o que condiz essa denuncia que foi pedido o arquivamento? Trata-se de uma denuncia de uso da máquina pública pelo Prefeito, em interesse próprio, no caso em ações eleitorais correntes no TRE-CE, já prontamente divulgada nesse espaço. Segundo a denuncia, o Prefeito estaria fazendo uso dos Procuradores do município para defendê-lo no âmbito eleitoral, o que é facilmente comprovado no site do TRE-CE.
O fato é que o braseiro está aceso, e o TCM a qualquer momento desagua em Nova Russas com 10 das 13 denuncias feitas em 2013, e que já viraram Tomada de Contas Especiais, em baixo do braço. Ou seja, para uma denuncia virar TCE, é necessário que a área técnica do TCM veja na denuncia elementos substanciais de mau uso da máquina pública, indícios que poderão ser atestados com a fiscalização que convenhamos é lenta e retardada aos fatos, o que facilita a impunidade. Vejamos as denuncias que já viraram TCEs e as que ainda estão aguardando analise:
DENUNCIA                                                             TCE

24.389/13........................................................... 26.778/13
22.891/13..........................................................  26.779/13
24.629/13 .........................................................  29.723/13
15.417/13 .........................................................  17.507/13
20.995/13 .........................................................  25.339/13
15.419/13 .........................................................  18.305/13
15.543/13..........................................................  19.256/13
15.418/13 .........................................................  21.591/13
30.342/13 .........................................................       846/14
14.392/13 .........................................................  20.640/13
     231/14 .........................................................  FALTA ANALISAR
     232/14 .........................................................  FALTA ANALISAR


É prudente informar que outras aguardam somente dados da Prefeitura para serem protocoladas, inclusive salientamos que a Prefeitura de Nova Russas, dificultando o acesso a informação que deveria ser pública, coloca no conta gotas as informações no Portal da Transparência. A demora da emissão do Relatório Gerencial é outro fator.

Mas penso que de duas uma: Ou a imprensa situacionista é fraca, desinformada e dessintonizada com o Jurídico da Prefeitura, ou  tentam a ferro e fogo passar uma imagem de calmaria, que de fato não acontece. Todo ex-gestor que tem o mínimo de experiência com o serviço público, sabe que 10 Tomadas de Contas Especiais em pouco mais de 1 anos, é dor de cabeça pra 10 anos.
Vamos ser prudentes, razoáveis e aguardar!!! 
 

O QUE HÁ???

Bastante difundido na imprensa cearense no últimos dias a condenação no campo eleitoral da Ex-Prefeita de Fortaleza Luiziane Lins e do Ex-Prefeito de Tamboril Jeová Mota. Mas o que há de semelhante ou divergente nessas condenações? Ontem pela manhã me deparei com uma matéria no blog do Areton, que questionava a semelhança dos fatos e os resultados diferentes.
A Ex-prefeita Luiziane Lins é desafeto declarado do Governador Cid Gomes. Todavia, o nome da Ex-gestora de Fortaleza havia sido levantado pelo Ex-Presidente Lula da Silva, que analisando a briga nos bastidores entre uma candidatura de Eunício Oliveira e uma imposição forçada de Cid lançar um candidato do PROS, viu a possibilidade da Lôra concorrer ao governo do Ceará. Surpreendentemente, poucos dias após as declarações de Lula, o juiz Josias Menescal, da 114ª Zona Eleitoral de Fortaleza, condena a petista ao pagamento de uma multa e a INEGIBILIDADE por 8 anos, julgando-a responsável direta pela coação e demissão em massa de terceirizados da Prefeitura durante a eleição municipal de 2012 – com objetivo de alavancar candidatura de Elmano de Freitas (PT) na disputa.
Enquanto isso, o primeiro grau de Tamboril, que tem como titular a juíza Ariana Cristina de Freitas, da 61ª Zona Eleitoral do Ceará, condenou o ex-prefeito de TamborilJeová Mota, e outros quatro ex-gestores do Município ao pagamento de uma multa individual no valor de R$ 5.320,00 - responsabilizando-os pela contratação irregular de cerca de 20 servidores temporários no período que antecedeu o pleito eleitoral de 2012, beneficiando o candidato e hoje prefeito de Tamboril, Ramiro Junior. 
Caros leitores, perceberam alguma diferença na sentença da Ex-Prefeita de Fortaleza, e do Ex-Prefeito de Tamboril? Porque Luiziane foi condenada a MULTA+PERDA DOS DIREITOS POLÍTICOS, e Jeová Mota foi condenado somente em MULTA, se os casos se assemelham? Desconhecemos os autos processuais, mas conhecemos os objetos das ações que são bem semelhantes. Como diz o Jargão, cabeça de juiz é território desconhecido, e as duas decisões por terem sido proferidas ainda em primeiro grau,são ambas passiveis de recursos, mas nos deixa os questionamentos e os porques das dessintonias jurisprudencial das decisões em casos semelhantes? 

O CASO DO CINEGRAFISTA DA BAND...

Não a banalização da morte, o caso do cinegrafista da Band que morreu em decorrência de um rojão que o atingiu na cabeça em meio a uma manifestação no Rio, tenho algumas indagações que não fecha a organização do meu pensamento sobre o caso.
O rapaz preso e exaustivamente divulgado pela imprensa, em Feira de Santana, me causou várias indagações. A primeira delas trata do indiciamento do mesmo em Homicídio com dolo e qualificado... Será que o suposto culpado teve mesmo a intenção de matar? Teria ele planejado matar? Enfim, não seria mais prudente indiciá-lo como homicídio culposo, onde o mesmo não teve a intenção, mas assumiu o risco? Enfim... Me chamou atenção o fato do advogado do rapaz ser aparentemente um operador do direito bem vestido, traquejado e aparentemente caro, se contradizer com a condição financeira do rapaz, miserável como o mesmo relata, afinal quem estaria pagando os honorários do mesmo?  O advogado chega junto com  polícia para prender o rapaz, da declarações fortes chegando a afirmar que tem financiadores dos movimentos, enfim...
A mídia explora exaustivamente o caso, sem dar trégua, faz uma campanha intensa de generalização que desqualifica as manifestações, e incita que as mesmas são originárias de interesses politizados. Pegaram um pra cruz e estão fazendo um evento absurdamente intenso para massificar a descaracterização das manifestações... A quem interessa??? Em um ano eleitoral, com um evento que transformará o Brasil numa vitrine para o mundo, os donos do poder, usam imoralmente a mídia concedida pelo estado para enfraquecer um direito constitucional de manifestação.
A morte do cinegrafista da Band, lamentamos muito, mas entendo como uma fatalidade. Ele estava no lugar errado, na hora errada. Sou radicalmente contra a intromissão imoral e absurda que a mídia faz no sentido de prejulgar delituosos do ordenamento jurídico vigente. Caso contrario, vamos destituir o Judiciário, e nomear a mídia como julgador.

CRATEÚS GANHARÁ ADUTORA...

Em reunião ontem a noite no Palácio da Abolição, o Governador Cid Gomes definiu os locais para construção de novas adutoras emergenciais.
Vejamos o mapa abaixo:

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

ZÉ ALBERTO COMENTA A PERDA DO DR EVANGELISTA...




NOVA RUSSAS CHORA A PARTIDA DE SEU FILHO ADOTIVO
   

A morte de Dr. Evangelista Torquato, ipuense de nascimento, novarussense de coração, que escolheu Nova Russa para ser sua opção de morar e criar sua família; sua partida deixa um grande vácuo na vida de grande parte dos novarussenses que tinham como médico seu e de sua família, sendo também o conselheiro de momentos difíceis em suas vidas.
  Dr. Evangelista como era conhecido, era também um obstinado pela sua profissão, médico por vocação, humanista, gostava do que fazia, pois beirando aos oitenta anos de idade já podia está aposentado gozando o desfrute do conforto de seu lar e de sua família, mas se mantinha firme atendendo em posto de saúde da periferia sempre identificado com os mais carentes, que tinham em sua pessoa mais do que um profissional médico, mas também um amigo que podiam confiar.  Ouvi depoimentos de pessoas destacando sua maneira calma, a forma educada de tratar as pessoas, sempre muito solicito e prestativo tentando sempre encontrar uma solução satisfatória para agradar seus pacientes mesmo que as condições de atendimento não fosse as melhores. È uma perda irreparável para a saúde de nossa cidade, no momento em que saúde passa por uma grande crise, nosso pais importa médicos de vários países para suprir a carência dessa área. Já não se faz mais a medicina que praticava Dr. Evangelista, que além de médico era amigo das pessoas conhecia todos os seus pacientes tratava-os pelo o nome, conhecia toda família, coisa que hoje já não mais existe, profissionais que aqui chegam mais parecem robôres, tem dificuldades em se comunicar não entendem a língua sua cultura é totalmente diferente da nossa, criando uma dificuldade a mais no exercício da profissão, totalmente diferente da medicina praticada por Dr. Evangelista.
   A partida desse filho adotado por todos os novarussenses abre uma lacuna muito difícil de ser preenchida, leva tempo e dedicação, ou talvez já mais seja ocupado por alguém que tenha a sensibilidade e a dedicação que teve este ilustre filho, que fez da profissão um sacerdócio, em benefício dos mais necessitados, coisa que hoje em dia está cada vez mais difícil de ver, a medicina é escolhida pela perspectiva financeira não pela oportunidade de servir e salvar vidas, como Dr. Evangelista praticava. Nova Russas irá sentir muita sua falta, mas também agradecer muito que fez por esse povo em seu trabalho incansável para salvar vidas e amenizar o sofrimentos das pessoas.

Descanse em paz Dr. Evangelista, sua missão nesse mundo foi cumprida e muito bem